Bahia:Projeto das VSBA será lançado no Hopital Geral Roberto Santos nesta quarta, 24

Bahia

Idealizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o projeto de voluntariado ‘Meu Coração é do Bem’ será lançado nesta quarta-feira (24), às 10h30, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A instituição é o primeiro local escolhido para que a ação seja desenvolvida e acontecerá, inicialmente, na ala pediátrica, abrangendo 81 leitos.

De acordo com a primeira-dama do Estado da Bahia e presidente da VSBA, Aline Peixoto, a ideia central do projeto ‘Meu Coração é do Bem’ é fomentar ações de cidadania, responsabilidade social e amor ao próximo. Isso se dará por meio de um trabalho voluntário consciente e profissional, que irá colaborar para a humanização no ambiente hospitalar.

“Quem coloca tempo, talento e habilidades, sem ser remunerado, à disposição de quem mais precisa, é um voluntário. Com essa nova ação, busco aumentar a nossa corrente do bem, levando amor e acolhimento para as crianças internadas no Hospital Roberto Santos e também para os pais delas. De forma lúdica, esse trabalho contribuirá para o tratamento desses pacientes”, acrescenta a primeira-dama.

Para ser um voluntário, é preciso ter 18 anos completos e não desenvolver atividade na área de saúde. No HGRS, os voluntários irão atuar na emergência, enfermaria e unidade de terapia intensiva (UTI) pediátricas, além do alojamento canguru.

Diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho adianta como será o funcionamento do projeto na instituição: “teremos dois voluntários por unidade, de segunda a sexta, realizando atividades como acolhimento às mães e contação de história”.

“Como médico anestesista, eu costumo observar que o que mais dói é a alma e não o corpo. Quando o paciente está sedado, já não há mais dor, pois está inconsciente. Então, nossa prioridade, enquanto equipe que prioriza a humanização do atendimento, sempre foi oferecer possibilidades de desospitalização para alegrar o espírito deles. Sabemos que a ludicidade precisa estar mais presente em locais críticos, como UTIs e pediatria. O projeto ‘Meu Coração é do Bem’ vem, então, para legitimar e incentivar todo tipo de trabalho voluntário em prol de nossas crianças”, detalha.

A cerimônia de lançamento do projeto ‘Meu Coração é do Bem’ está programada para acontecer no auditório 2 do edifício anexo ao Hospital Roberto Santos. Na ocasião, haverá visita às unidades envolvidas, palestra de sensibilização aos voluntários e acolhimento institucional.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia