Aprovados no concurso da Guarda Municipal cobram homologação da prefeitura de Salvador

Bahia

por Matheus Caldas / Bruno Luiz

Aprovados no concurso da Guarda Municipal cobram homologação da prefeitura de Salvador

Foto: Divulgação

Candidatos aprovados no concurso para a Guarda Municipal de Salvador, realizado em junho do ano passado, pedem celeridade para que a prefeitura homologue os nomes dos vencedores do certame. O período para a validação se encerra no próximo dia 14, quando vence o prazo de três meses antes das eleições estipulado pela legislação para homologações.

 

Ao todo, 477 pessoas aguardam a conclusão dos trâmites burocráticos da gestão municipal. Para isto, foi criada uma página no Instagram e uma comissão composta por 10 pessoas.

 

Um dos membros do colegiado, Iago Mattos afirma que o grupo se reuniu com a prefeitura em fevereiro para tratar do tema. Contudo, às vésperas do vencimento do prazo, não há uma resposta sobre a homologação. “O prazo final seria agora o 14 de agosto para fazer a homologação por parte da prefeitura e podermos ter a esperança de, ainda neste ano, começar a trabalhar. Só que, infelizmente, tudo indica que esse prazo vai passar. É ano de eleição e tem uma nova gestão em janeiro e um período de transição, que pode arrastar isso até março ou abril”, reclamou, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Segundo Mattos, o grupo conversou com o secretário municipal de Gestão, Thiago Dantas (Semge). Após este encontro, a prefeitura não respondeu às publicações feitas nas redes sociais e, tampouco, entrou em contato com os aprovados. “Já tentamos contato com o prefeito e com o vice-prefeito, mas, até o momento, não tivemos respostas”, lamentou.

 

Em fevereiro, o prefeito ACM Neto (DEM) indicou que a prefeitura deveria convocar pelo menos 100 guardas na primeira etapa de chamamento (leia mais aqui). No entanto, isto não aconteceu.

 

Outro aprovado no certame, Fábio Argolo reclama que a prefeitura descumpre o anexo II da lei municipal 7.236/07 que regulamenta o trabalho da Guarda Municipal em Salvador. O texto estipulou, à época, que o quadro da corporação contaria com três mil guardas. 

 

“Esses 477 aprovados estão abaixo do inferior ao número de vagas para preencher. A gente luta pela homologação e pelo preenchimento do número de vagas. É um número ínfimo para o número de vagas que têm ainda”, afirmou.

“Todos nós estamos aprovados no concurso público, só dependendo da convocação de ACM Neto para entregar os exames e fazer o curso de formação”, acrescentou.

 

Ainda de acordo com Mattos, um grupo de aprovados deve fazer uma manifestação em frente à sede da prefeitura nos próximos dias para pedir a homologação. “Estamos panejando um ato, que não tem data, mas deve ser na frente da prefeitura, com distanciamento social e responsabilidade. Até porque está chegando a reta final. Estamos cobrando, mas eles não leem nossas mensagens”, concluiu.

 

Procurada pela reportagem do Bahia Notícias, a Semge não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.

 

O concurso também abarcou outras categorias municipais, como salva-vidas, agentes de trânsito, entre outras.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia