Após restauros, três prédios históricos são entregues no Recôncavo Baiano

Bahia
Após restauros, três prédios históricos são entregues no Recôncavo Baiano

Foto: Iphan – BA

Após um período sendo restaurados, três prédios antigos da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, foram entregues nesta quarta-feira (9) para os baianos.  A  Antiga Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, bem como o Arquivo Público e Sede da Academia de Letras de Santo Amaro foram restaurados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e custaram cerca de R$ 16,5 milhões.

 

De acordo com o Iphan, autarquia vinculada ao  Ministério do Turismo, o imóvel que recebeu o maior investimento para o restauro foi a Antiga Casa da Câmara e Cadeia, onde atualmente funciona a prefeitura da cidade e a Câmara dos Vereadores. Concluída em 1769, o prédio de estilo colonial possui um pátio central descoberto, além das galerias com arcos no térreo. O restauro contemplou todo o bem, e foram modernizadas as instalações prediais, e readequadas às normas de acessibilidade e restauração de bens móveis integrados, como a bandeira dos Voluntários da Pátria, que o Barão de Sergi levou e trouxe da Guerra do Paraguai (1864-1870).

Foto: Iphan – BA

Já o Arquivo Público foi construído no início do século XX. A edificação estava em estado avançado de deterioração, já em processo de arruinamento. A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, inicialmente construída de barro, remonta ao início do século XVIII, com intervenções que datam ao século XIX e se mantêm até hoje, além de alterações realizadas no século XX.

 

Para a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, as obras devolvem à população baiana memórias da história da formação do povo não apenas da Bahia, mas também do povo brasileiro. “As reformas ainda ampliam a possibilidade de acesso à cidadania plena, desta vez por meio do Patrimônio Cultural. Além de tudo disso, esses bens requalificados reforçam a vocação turística do município, sendo mais um vetor para geração de emprego e renda”, avaliou.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia