ACM Neto ataca condução do governo federal da pandemia

Bahia

por Jade Coelho

ACM Neto ataca condução do governo federal da pandemia

Foto: Valter Pontes/Secom

Na visão do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), falta planejamento por parte do governo federal brasileiro em relação a pandemia da Covid-19. Ele considera esse um erro grave. O democrata fez críticas e aumentou o tom contra a condução do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) da pandemia e principalmente em relação as últimas informações sobre vacinas e o plano de imunização do Brasil.

 

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta semana que só deve finalizar a estratégia de vacinação após uma vacina ser autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (saiba mais aqui). 

 

“O que está faltando no Brasil desde o começo é se planejar”, reclamou ACM Neto. O prefeito em seguida lembrou que, na contramão do Ministério da Saúde, Salvador já se mobiliza e planeja a estratégia de imunização. 

 

Segundo o prefeito da capital baiana, o plano de imunização tem que ser feito de forma que assim que uma vacina for autorizada e esteja disponível, a vacinação possa ser iniciada imediatamente.

 

ACM Neto ressaltou que não cabe a prefeitura fabricar e nem adquirir o imunizante, mas é a gestão municipal que será responsável por mobilizar para vacinar a população e  distribuir vacina. Diante disso as equipes da Secretaria da Saúde de Salvador (SMS) já estão empenhadas no planejamento.

 

O gestor ainda criticou o fato do Ministério da Saúde ter sinalizado que a vacina da Pfizer não será adquirida pelo país, por suas caractéristicas e necessidades de armazenamento (leia mais aqui). O imunizante Pfizer/BioNTech foi o primeiro a ser autorizado para vacinação em massa por um país, o Reino Unido, nesta semana (veja aqui).  

 

“O Braisl não se preparou. É absurdo dizer que a vacina da Pfizer não está apta para o Brasil porque aqui não temos os ultracongeladores, isso é absurdo”, bradou o democrata. 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia