FHC reage a vídeo de Bolsonaro convocando ato contra o Congresso: ‘Crise institucional’

O presidente convocou por meio de WhatsApp uma manifestação contra o Congresso Nacional

Redação
Foto: Divulgação/Rede Globo
Foto: Divulgação/Rede Globo

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), reagiu, na noite desta terça-feira (25), ao vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro, no qual o militar convoca uma manifestação contra o Congresso Nacional.

Em seu perfil no Twitter, FHC criticou a atitude do presidente afirmando que o ato do militar poderá trazer consequências gravissímas para o país.

“A ser verdade, como parece, que o próprio Pr (presidente) tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso (a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto se tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo”, escreveu.

Fernando Henrique Cardoso

@FHC

A ser verdade, como parece, que o próprio Pr tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso ( a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto de tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo.

11,4 mil pessoas estão falando sobre isso

No vídeo compartilhado pelo presidente pelo WhatsApp, o militar convoca a população para atos anti-Congresso no dia 15 de março. A informação foi confirmada pelo ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) confirmou a informação ao jornal GLOBO e disse ter recebido o vídeo de Bolsonaro.

Os atos marcados por apoiadores do presidente em defesa do governo, dos militares e contra o Congresso, ganharam força na força na semana passada, após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, ter atacado parlamentares, acusando-os de fazer “chantagem”.

Além de FHC, o governador de São Paulo, João Dória (PSD), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticaram a situação. Já o deputado Marco Feliciano (sem partido) saiu em defesa de Bolsonaro e disse que manifestações são normais na democracia.

João Doria

@jdoriajr

O Brasil lutou muito para resgatar sua democracia. Devemos repudiar com veemência qualquer ato que desrespeite as instituições e os pilares democráticos do país. Lamentável o apoio do Presidente Jair Bolsonaro a uma manifestação contra o Congresso Nacional.

9.314 pessoas estão falando sobre isso

Ciro Gomes

@cirogomes

Acredito na seriedade da jornalista @veramagalhaes . Se o próprio presidente da República convoca manifestações contra o Congresso e o STF, não resta dúvida de que todos aqueles que prezam pela democracia devem reagir. (…)

3.843 pessoas estão falando sobre isso

Gleisi Hoffmann

@gleisi

Muito grave q o presidente da república atente contra as instituições e a democracia. É uma escalada. Se coloca como patriota, justo e incorruptível.Explique @jairbolsonaro o beijo a bandeira americana, o sofrimento do povo c/ renda baixa e Queiroz c/ as milícias q lhe acompanham

1.262 pessoas estão falando sobre isso

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Destaques