Governo da Bahia lança editais para apoiar o funcionamento e gestão de agroindústrias familiares

Bahia

Com o objetivo de promover a dinamização econômica, melhorar a produção, gestão e organização para mercados, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (30), os Editais de Chamamento Público nº 001/2024 e nº 002/2024. As Organizações da Sociedade Civil (OSC), associações e cooperativas, interessadas em celebrar Termo de Colaboração podem participar deste processo de seleção.

Edital CAR n° 001/2024: Organizações Produtivas Dinâmicas

O Edital CAR n° 001/2024, que prevê a seleção de até 90 propostas, é direcionado a organizações produtivas que fazem gestão de agroindústrias caracterizadas como “Dinâmicas”. Essas organizações, que já possuem um certo grau de maturidade na gestão de negócios e acesso a mercados, apresentando uma estrutura adequada, ainda precisam de melhorias para ampliar a comercialização de seus produtos.

A iniciativa permitirá a contratação de um profissional especializado em Assessoria Técnica e em Apoio à Gestão e Acesso a Mercado. Este profissional contribuirá para a qualificação da gestão da agroindústria, implementando ou melhorando modelos de gestão de forma participativa, com envolvimento de todos os cooperados. O objetivo é solucionar desafios da produção, gestão e acesso a mercados, implementando ferramentas e soluções eficazes.

Edital CAR n° 002/2024: Organizações Produtivas Ativas

O Edital CAR n° 002/2024 é voltado para organizações produtivas denominadas “ativas”, que também fazem gestão de agroindústrias de menor porte, que estão em estágios embrionários ou intermediários de desenvolvimento. Estas organizações possuem uma estrutura básica, mas enfrentam ainda fragilidades na gestão e ações mercadológicas incipientes. O edital busca promover avanços na produção, produtividade e acesso ao mercado, selecionando aproximadamente 320 organizações.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, afirmou que o lançamento destes editais representa mais um marco significativo para a agricultura familiar na Bahia: “nosso objetivo é proporcionar suporte técnico especializado e qualificação da gestão, permitindo que as agroindústrias familiares possam superar desafios, melhorar a produção e acessar novos mercados. Estamos comprometidos em fortalecer essas organizações produtivas, tanto as dinâmicas quanto as ativas, para que possam contribuir, de maneira ainda mais eficaz, para o desenvolvimento econômico e social das nossas comunidades rurais”.

Os editais completos, com todas as informações sobre os processos de seleção, estão disponíveis no endereço https://www.car.ba.gov.br/projetos/bahia-que-produz-e-alimenta.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia