PT de Salvador inova, lança PGP e propõe ‘mergulho social’ de candidato à prefeitura

Salvador

por Mari Leal

 PT de Salvador inova, lança PGP e propõe 'mergulho social' de candidato à prefeitura

Foto: Divulgação

Apesar de ainda não ter oficializado um nome para a disputa eleitoral municipal deste ano na capital baiana, o Diretório Municipal do PT de Salvador lançará, no próximo sábado (14), a proposta de Programa de Governo Participativo (PGP). A estratégia, que tem como perspectiva básica dialogar e construir coletivamente um plano de governo, é novidade no âmbito municipal, apesar de consolidada, na Bahia, nas campanhas estaduais que elegeram e reelegeram Jaques Wagner e Rui Costa. 

 

A proposta municipal abrirá, junto à população, diversos canais de participação, recebimento de contribuições, além da realização de reuniões, organização de grupos setoriais para análise dos dados, debates com especialistas e plenárias setoriais e caravanas – ações diretas nos bairros. 

 

Para além de uma proposta coletiva, um PGP municipal na atual conjuntura se configura como uma tentativa do PT de Salvador de consolidar espaços de apresentação e aproximação de seu eventual candidato aos eleitores. A sigla, até o momento, não definiu o nome de seu postulante ao Thomé de Souza, enquanto o principal adversário, Bruno Reis (DEM), segue intensificando as agendas na condição de vice-prefeito, e partidos da base digladiam-se para fortalezar seus pré-candidatos. 

 

A decisão, segundo o presidente municipal da legenda, Ademário Costa, acontecerá no próximo dia 21, durante encontro municipal que reunirá membros das zonais e a militância soteropolitana. Um dos convidados para o momento crucial é o governador Rui Costa, que reforçará a aposta em sua indicada pessoal para a disputa, a major Denice Santiago, exonerada do comando da Ronda Maria da Penha nesta terça (10) (veja aqui). 

 

“É um processo que deverá priorizar a participação do candidato fazendo corpo a corpo com a população. Para nós é importante que o candidato faça esse mergulho popular, participe das caravanas, dos debates setoriais, ouça o que o povo tem a dizer para que consiga compreender, sentir, conversar com a população”, afirmou Costa.  A expectativa do PT de Salvador é que o processo faça o candidato chegar ao período eleitoral com uma visão real da cidade, a ponto de “refletir os anseios que serão captados e construídos para dentro do programa de governo”. Segundo Costa, a iniciativa do PGP nunca foi realizada numa capital do porte de Salvador. 

 

O documento oficial de convocação para a construção do PGP Salvador destaca como objetivo a “elaboração de um programa que seja a substância de uma gestão municipal que tenha como prioridade cuidar das pessoas”.  A proposta traz luz ao que, bem provável, será o ponto de contraste em relação à gestão ACM Neto (DEM) que deverá ser adotado pela sigla na campanha eleitoral. “Cuidar das pessoas” em comparação ao volume de “obras” realizadas pela atual gestão.

 

“Nós vamos inaugurar o processo de diálogo inédito com a população. Esse projeto também está imbuído de uma compreensão de que a cidade não pode mais fazer um debate unicamente na disputa de sobreposição de cimento, asfalto e o concreto. Compreendemos que a cidade melhorou muito. Temos um governo [do Estado] que trabalha e uma prefeitura que fez os serviços básicos, mas, ao mesmo tempo, se percebe que as pessoas e o cuidado com elas, a função social de melhorar a vida das pessoas, isso foi deixado de lado”, completou Ademário Costa.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Salvador