Escolas municipais de Salvador terão aula sobre inteligência artificial; oposição cobrava assunto

Salvador

por Rodrigo Daniel Silva

Escolas municipais de Salvador terão aula sobre inteligência artificial; oposição cobrava assunto

Foto: Divulgação / PMS

As escolas de Salvador vão passar a ter aula sobre inteligência artificial a partir de julho. Segundo o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, os alunos serão alfabetizados em programação dentro do programa “Tech For Kids”, inspirado em um projeto de Portugal. A oposição já vinha criticando a ausência de aulas neste sentido.

 

Segundo Barral, o projeto já tem funcionado em formato piloto para cinco mil crianças. A partir de junho, quando deve ser lançado o “Tech For Kids”, os mais de 70 mil alunos do ensino fundamental I, de 6 a 12 anos, da rede serão contemplados, de acordo o secretário.

 

“As crianças vão ser alfabetizadas sobre programação. Vamos encaixar a tecnologia dentro do currículo. Temos vários porquês de fazer isso. 70% das crianças vão trabalhar com empregos que ainda não existem. É muito importante você ensinar como é a inteligência artificial. É incutir desde cedo programação, o conhecimento da inteligência artificial”, ressaltou.

 

Barral disse que tem sido “fantástico” o resultado dos alunos que participam do projeto piloto. “Os meninos estão bem engajados”, salientou. Hoje, não há custo para a prefeitura de Salvador porque a empresa portuguesa tem apresentado o projeto. No entanto, segundo o secretário, o Executivo fará uma licitação para contratar uma empresa a fim de prestar o serviço.

 

Líder do bloco oposicionista, Sílvio Humberto (PSB) vinha criticando a ausência de aulas sobre a temática. “[A] gestão [de ACM Neto] não se importa com as crianças, não existe empatia para com elas. Porque em pleno século 21, onde falamos em inteligência artificial, ainda debatemos sobre a merenda que os alunos vão receber. Devemos sim acreditar no potencial educacional que existe em nossas escolas”, disse o socialista (saiba mais aqui). 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Salvador