Empreendedores de Cajazeiras dão continuidade a encontros formativos para organização de Feiras de Economia Solidária

Salvador

Os empreendedores de Cajazeiras deram continuidade nesta quarta-feira (25) ao ciclo de formações da Pré-Flin (Festival Literário Nacional) em economia solidária, empreendedorismo e cooperativismo, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. A atividade é uma parceria da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com vista não só no fortalecimento da economia local, como na integração de pequenos empreendedores ao Festival Literário Nacional (Flin).

A ideia da formação é capacitar os empreendedores em diversos tipos de artesanato, como também para a organização em rede, facilitando o uso de microcrédito e viabilizando eventos autônomos na comunidade, com ou sem a presença do estado. “A grande expectativa que a gente tem para o futuro desses empreendedores é de não só melhorar a capacitação deles, como garantir a autogestão”, diz Mércia Porto, coordenadora de inovação e fomento à economia solidária da Setre.

As atividades contam com a participação do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), que pretende inserir os empreendedores no seu projeto de assistência técnica e comercialização. “A primeira experiência com eles será na feira solidária, que vai acontecer dentro do Flin e depois devemos colocá-los na carteira ativa do Cesol”, explicou Igor Teixeira, coordenador de articulação do Cesol Salvador-Itaparica, pela Organização Filhos do Mundo.

Cerca de 60 empreendedores estiveram presentes no segundo encontro formativo. A artesã Marlene Nascimento falou sobre o seu trabalho com bonecas, bordados, fuxico e biscuit. “Fiz cursos no Sesc, na Fundação Bradesco e aqui busco aprender mais sobre empreendedorismo, me capacitar, me formalizar e começar a circular por feiras de economia solidária para conseguir ter mais saídas do meu ofício”.

Também estiveram presentes empreendedoras da ONG Direito de Viver, que atua em Cajazeiras desde 2016, capacitando mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência, através de cursos em diversas áreas para incentivo à autonomia financeira e visando o fortalecimento emocional dessas mulheres.

A feira de Economia Solidária do Flin acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, e terá a participação de empreendedores tanto do setor de alimentação, quanto artesãos de diferentes nichos.

Pré-Flin

Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas através do Transformaê, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na história do Brasil nos próximos três meses, com jovens vestibulandos.

Flin
O Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O Flin conta com a parceria das secretarias de Administração (Saeb); de Comunicação (Secom); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (Sema); de Saúde (Sesab); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (Sepromi); de Tecnologia e Ciência (Secti) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural (Funceb).

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Salvador