BN/ Paraná: Apoio de Lula ajudaria candidato a prefeito em SSA; Bolsonaro ‘atrapalharia’

Salvador

por Fernando Duarte

BN/ Paraná: Apoio de Lula ajudaria candidato a prefeito em SSA; Bolsonaro 'atrapalharia'

Foto: Montagem / BN

O apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentaria as chances de um candidato a prefeito receber o voto do eleitor soteropolitano, porém o apoio do presidente Jair Bolsonaro diminuiria essa “vontade de votar”, numa faixa percentual semelhante. Ao menos é o que aponta o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias.

 

Para 48,1% dos soteropolitanos, o aval de Lula para um candidato ajudaria esse nome nas urnas, enquanto 20,3% dos entrevistados acham que esse apoio diminuiria a chance de um candidato receber o sufrágio. Para 29,5% dos eleitores, o suporte do ex-presidente não faria diferença, e 2,1% não souberam ou não opinaram.

 

Quando o apoio do presidente Jair Bolsonaro era alvo da pergunta, a situação foi inversa. Cerca de 42% indicaram que o suporte de Bolsonaro diminuiria a vontade de votar em um determinado candidato e 16,4% indicaram que esse apoio influenciaria positivamente nas urnas. Para 39,4%, a bênção do presidente não alteraria a “vontade de votar” e 2,2% não souberam ou não opinaram. 

 

Já o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador Rui Costa (PT) influenciariam positivamente o voto para a maioria dos eleitores (veja aqui e aqui). A pesquisa ouviu 813 pessoas entre os dias 5 e 9 de dezembro e tem margem de erro de 3,5%. O grau de confiança é de 95%.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Salvador