Racha na oposição da Câmara de Salvador pode ter impacto em 2020

Salvador

Foto: Divulgação


Por Henrique Brinco

Mesmo durante o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Salvador continua pegando fogo. Nesta semana, um grupo de vereadores da bancada de oposição protocolou o pedido de formação de um Bloco Parlamentar de Oposição. A união conta com legisladores do PSB, PCdoB e PSOL, além do vereador José Trindade (Podemos).  A formação do bloquinho poderá ter impacto na eleição de 2020, uma vez que dois líderes terão mais espaço de fala a partir de agora. De acordo com o vereador Silvio Humberto (PSB), líder do novo bloco, o novo grupo foi formado “com base em prerrogativas do Regimento Interno da Casa”. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e o vereador Hilton Coelho (PSOL) são, respectivamente, 1ª e 2º vice-líderes do novo grupo. A partir de fevereiro, Marcos Mendes (PSOL) assumirá o posto de Hilton Coelho, que iniciará mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Também integra o Bloco Parlamentar de Oposição o vereador Hélio Ferreira (PCdoB).

O vereador Sidninho (Podemos), eleito líder de oposição no bloco que antes era liderado por Marta Rodrigues (PT), afirma que o novo grupo oposicionista fere o regimento. “A gente entende que só existe um bloco de oposição. Inclusive, este bloco de oposição é formado pelo vereador Hélio Ferreira. Então, esse documento (protocolando a nova oposição) apresenta um sério vício regimental”, diz.

O vereador Hélio Ferreira (PCdoB) minimizou as críticas de Sidninho. O comunista alega que protocolou a renúncia da terceira vice-liderança antes de entrar no bloco liderado por Silvio Humberto (PSB). “Eu já fiz a renúncia da terceira vice da oposição, na semana passada, e não tenho conhecimento de que o regimento seja contra essa situação”, justifica. Vereadores da base do prefeito ACM Neto ironizaram o caso. “A situação está tão ruim na minoria que criaram a oposição para combater a oposição. Como diria o famoso locutor esportivo, ‘que fase'”, comentou o 1º vice-presidente da Mesa Diretora, Kiki Bispo (PTB).

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Outros Destaques