Bahia: Polícia prende a maior traficante de drogas da Bahia

Policiais

Uma mulher, identificada como Jasiane Silva Teixeira, 28 anos, conhecida como ‘Dona Maria’, a Dama de Copas do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foi capturada pela Força Tarefa da Polícia Civil baiana, durante diligências realizadas em Biritiba-Mirin, próximo a Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo.

Ela foi presa na companhia de Márcio Carioca, por uma equipe da Força Tarefa da Polícia Civil da Bahia, formada por investigadores do Draco, DIP e Depin(9a e 10a Coorpin’s).



Recentemente, as equipes obtiveram informações que Dona Maria passou a conviver maritalmente com Márcio Faria dos Santos, o Carioca, integrante do PCC, que lidera o braço financeiro da facção no Leste Paulista.

HISTÓRICO

Dona Maria é enteada de Antonilton de Jesus Martines, v. Nenzão, um dos traficantes mais antigos da Região Sudoeste. No ano de 2008, Jasiane foi presa em flagrante pela PC de Conquista por Tráfico de Drogas e Porte Ilegal de Arma junto com o companheiro Bruno de Jesus Camilo, v. Pezão, sobrinho de Nenzão. No ano de 2009, Pezão cumpria pena no Presídio de Jequié quando ordenou a morte de um agente penitenciário, e Jasiane, que já estava em liberdade, colaborou com a ação criminosa, fornecendo as armas e apoio logístico aos executores, que morreram em confronto com a polícia horas depois.



Após a soltura de Pezão, o casal se mudou para o Sul da Bahia, de onde continuou comandando a distribuição e venda de drogas na região sudoeste e ordenando mortes de rivais na disputa por territórios.

Em 2014, Pezão morreu em confronto com policiais civis de Vitória da Conquista em Santa Cruz Cabrália, mas Dona Maria conseguiu fugir e assumiu a liderança da Orcrim, denominada BDN – Bonde do Neguinho, em alusão ao principal gerente, o Neguinho, Juarez Vicente Morais.

Após ser colocada no Baralho do Crime em 2017, Jasiane se alia a integrantes do BDM(Marreno e Zé de Lessa) e PCC(Márcio, v. Carioca), e passa a comandar a distribuição de armas e drogas não só na região sudoeste, mas em grande parte do Estado.



A compra de armamento pesado, como fuzis e granadas é intermediada por Jasiane, que ordena diretamente centenas de assassinatos na região sudoeste, a Juarez Neguinho e Diogo Oliveira Campos, v. Kiko, seus principais gerentes.

No ano de 2018, a PC de Conquista apreendeu uma aeronave usada pela Orcrim para trazer drogas e armas diretamente da Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru. Dona Maria era uma das operadoras da rota internacional de drogas.

Dona Maria possui mandado por condenação em Conquista, pela prisão de 2008 por tráfico e porte, mandado por condenação em Jequié, por Homicídio Qualificado do agente penitenciário e mais duas preventivas em Conquista, por tráfico e associação. (Fonte: Portal Vilson Nunes)

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Policiais