Formosa do Rio Preto: Semmarh e Inema realizam encontro com agricultores

Oeste

Aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh) de Formosa do Rio Preto nesta quarta-feira (19/02), reunião com o secretário Leanderson Barreto e sua equipe, 04 técnicos do Inema e 14 agricultores da região da Canabrava, nos Gerais do Rio Preto.

O encontro com os produtores rurais, Inema e Semmarh ocorreu com intuito de apresentar toda a situação que provocou o desastre ambiental na Serra da Pintada (região da Canabrava), no último dia 06 de fevereiro. Apresentou-se dados incluindo o levantamento topográfico da área que mostra o caminho da água.

Os órgãos ambientais do município e do estado solicitaram que as fazendas elaborem e adotem medidas emergenciais mitigatórias sobre o rompimento da escarpa da serra já ocorrido e de prevenção de novos problemas.

“Os agricultores também terão que, em conjunto e contratando profissionais qualificados, recuperar as áreas degradadas, pois não adianta apenas um fazer o trabalho isoladamente e sem a técnica adequada”, acrescenta o secretário da Semmarh, Leanderson Barreto.

Outra informação aos agricultores foi que o Inema fará as autuações desse caso por ser o órgão licenciador das atividades agrossivilpastoris e autorizativo da supressão de vegetação no estado da Bahia, prevalecendo suas notificações em detrimento daquelas que o município poderia emitir em se tratando de um mesmo caso, onde os infratores não podem ser punidos duas vezes pela mesma situação, segundo a legislação.

 

 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Oeste