RUI ASSINA DOCUMENTO CONTRA AVALIAÇÃO QUE COLOCOU BAHIA ENTRE PIORES ENSINOS DO PAÍS

Geral

por Lucas Arraz

Rui assina documento contra avaliação que colocou Bahia entre piores ensinos do país

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Rui Costa e outros cinco governadores de estados do Nordeste organizaram um abaixo-assinado para questionar o Ministério da Educação (MEC) e os critérios adotados para o cálculo da qualidade de ensino das redes públicas estaduais por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2017. 

 

No documento, os governantes afirmam “que o indicador divulgado não retrata a realidade”, principalmente por excluir do cálculo estudantes de Escolas de Educação Profissional. 

 

Na Bahia, o desempenho em matemática de alunos do ensino médio da rede estadual despencou nos últimos 12 anos. De acordo com a avaliação federal, as notas baianas caíram a níveis inferiores, em matemática e português, aos registrados em 2005, época que marcou o final do mandato de Paulo Souto (DEM) e início do período petista no governo do estado (veja aqui). 

 

Outro questionamento de Rui Costa e dos governadores do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí é que a portaria não menciona a utilização dos resultados dos estudantes das escolas com menos de 80% de participação”. Para eles, “tais fatos põem em risco a credibilidade de um sistema de avaliação”. 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Geral