APÓS FISCALIZAÇÃO, FEIRA DE SANTANA PERDE MAIS DE 1300 DOSES DE VACINA POR IRREGULARIDADES

Feira de Santana
Após fiscalização, Feira de Santana perde mais de 1300 doses de vacina por irregularidades

Foto: Divulgação

Por conta de irregularidades, o município de Feira de Santana perdeu mais de 1300 doses de vacina, após uma fiscalização de rotina da vigilância sanitária estadual, prevista pelo Ministério da Saúde e preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), durante a inspeção, os agentes constataram a falta de controle de temperatura dos imunobiológicos em 190 salas de vacina, fazendo com que 61% das doses disponíveis nas unidades fossem descartadas ou colocadas sob suspeita da sua eficácia.

Do total de 5.120 vacinas, 1.332 doses contra a hepatite A e B, varicela, tríplice viral, meningite C, influenza, difteria, tétano e coqueluche (DTPA), HPV, febre amarela, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10 e pentavalente foram descartadas. Outras 1.794 estão sob suspeita de perder a eficácia vacinal. De acordo com o relatório, as unidades Gabriela II, Homero Figueiredo, Hospital Inácia Pinto, Irmã Dulce e Videira I tiveram vacinas descartadas. Já as salas de vacinação de Ipuaçú, Parque Ipê IV e V, SAE, UBS Rua Nova, Fraternidade I e II, Nova Esperança e Presídio aguardam parecer técnico para definir a eficácia dos imunobiológicos.

A Diretora de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Secretaria Estadual da Saúde, Jeane Magnavita, avaliou o incidente e fez duras críticas à falta de controle da temperatura das geladeiras, que pode tornar as vacinas ineficazes no corpo humano. “O Brasil está vivendo um momento grave da saúde pública. Existe a ameaça de voltarmos a ter epidemias de sarampo, poliomielite e a reintrodução urbana da febre amarela. Não podemos permitir que o esforço de anos da população brasileira para erradicar algumas doenças seja perdido pela negligência de alguns gestores”, afirmou.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Feira de Santana