Presidente do Consórcio do Nordeste, Rui se reúne com embaixadores da Itália e da Espanha

Brasil

Governador da Bahia está em Brasília para representar o Nordeste em encontros preparatórios para missão internacional que ocorrerá em novembro

Redação
Foto: Camila Peres/GOVBA
Foto: Camila Peres/GOVBA

 

O governador da Bahia, Rui Costa, desembarcou em Brasília nesta segunda-feira (5) para representar o Consórcio do Nordeste em encontros preparatórios da missão internacional na Europa, que ocorrerá em novembro.

Como presidente do órgão, Rui conversou com o embaixador da Itália, Antônio Bernardini, e com o embaixador da Espanha, Fernando García Casas. Nas agendas, ele esteve acompanhado do secretário executivo do Consórcio, Carlos Gabas.

Na reunião com o embaixador italiano, o governador disse que o grupo de governadores quer iniciar a missão no país por uma agenda institucional com o governo e realizar encontros com empresários.

“Queremos promover um mapa de oportunidades para o Nordeste como um todo, conversando e apresentando nossa região”, disse, destacando as áreas ambiental, de turismo, infraestrutural e de saúde.

O objetivo é promover uma sinergia entre as áreas que a Itália quer investir e que os nove estados nordestinos têm interesse. “Há muito espaço comum para consensos”, acrescentou.

Bernardini adiantou a área de meio ambiente e energias renováveis como um ponto relevante para as empresas da Itália. Ele se colocou à disposição para definir os demais segmentos e ajudar na construção das agendas que farão parte da missão internacional.

No turismo, Bernardini destacou que já existe uma conexão. Dados de 2016 mostram que mais de 100 mil italianos visitaram o Nordeste naquele ano. Na mesma linha, o encontro com o embaixador espanhol permitiu a análise de parcerias que promovam o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, como o potencial do Nordeste para geração de energia limpa.

García Casas assinalou que a Espanha é parceira histórica do Brasil e prevê bons negócios para a missão de novembro. Nesta segunda (5), o governador da Bahia ainda visita o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil