OMS indica a Fiocruz como referência contra a Covid-19 nas Américas

Brasil
OMS indica a Fiocruz como referência contra a Covid-19 nas Américas

Foto: Josué Damacena / Fiocruz

O Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz foi indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como  referência para Covid-19 nas Américas. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz na última terça-feira (14).

 

Referência nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde, o laboratório vem trabalhando desde o início da pandemia do novo coronavírus no diagnóstico de amostras e na capacitação de equipes para análises.

 

“Sermos escolhidos como um dos dois laboratórios de referência nas Américas é um reconhecimento não apenas do nosso laboratório, mas da Fiocruz pelo trabalho realizado, ao longo de décadas, com vírus respiratórios, fortalecendo e consolidando o Sistema Único de Saúde e contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira”, afirmou a chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo, Marilda Siqueira.

 

Assim como o laboratório brasileiro, Laboratório para Diagnóstico de Vírus Respiratórios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, também é referência no continente.

 

Além de apoiar os laboratórios da região, as referências vão ter que realizar o sequenciamento genético de amostras para referência global; acompanhar a evolução do vírus e identificar mutações que possam ser relevantes para testes de diagnóstico, desenvolvimento de vacina e tratamentos; desenvolver e implementar métodos de ponta para ensaios.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil