Mourão sugere que dados sobre queimada são divulgados por ‘opositor’ ao governo

Brasil
Mourão sugere que dados sobre queimada são divulgados por 'opositor' ao governo

Foto: Reprodução / Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O vice-presidente  Hamilton Mourão (PRTB) insinuou que haja “alguém” da oposição no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e esta pessoa é a responsável por divulgar dados negativos sobre as queimadas no país. Apesar da sugestão, Mourão não citou nomes.

“É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Quando o dado é negativo, o ‘cara’ vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”, disse o general a jornalistas, na entrada do prédio da Vice-Presidência. Quando questionado sobre quem seria esse opositor, Mourão desconversou: “Não sei, não sou diretor do Inpe”, disse ao UOL.

Os dados do instituto sobre queimadas, no entanto, são públicos e estão disponíveis na página eletrônica oficial do Inpe. Os números são alimentados diariamente, gerando relatórios automáticos sobre os focos em todos os biomas do país, o crescimento nos últimos cinco dias e a comparação com o mesmo período do ano anterior. É possível ter dados nacionais, por estado e por bioma. Há ainda a possibilidade de aferir informações relacionadas a municípios com mais focos de incêndio.

Informações captadas pelos satélites confirmam a ocorrência de 133.974 focos de incêndio no Brasil entre 1 de janeiro e 14 de setembro deste ano. O número representa uma aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2019. Somente na Amazônia estão concentrados 64.498 desses pontos de queimadas.

Os índices demonstram ainda uma aceleração das ocorrências no mês de setembro em comparação com o ano passado. Nos 14 primeiros dias deste mês o Inpe registrou 20.485 focos, contra 11.003 no mesmo período de 2019.

Só no Pantanal, os incêndios aumentaram 210% neste ano em comparação com o mesmo período de 2019, segundo relatório publicado ontem pelo Inpe. Entre 1º de janeiro e 12 de setembro, o número de focos de calor chegou a 14.489, contra 4.660 em 2019.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil