Moraes decide retirar sigilo de decisão que autorizou ação da PF contra bolsonaristas

Brasil
Moraes decide retirar sigilo de decisão que autorizou ação da PF contra bolsonaristas

Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu nesta segunda-feira (22) pela retirada do sigilo da decisão que autorizou uma operação da Polícia Federal no inquérito das fake news realizada no último dia 27 de maio.

 

“Em virtude do acesso de investigados aos autos, com base na SV 19 e diante de inúmeras publicações jornalísticas de trechos incompletos do inquérito, inclusive da manifestação da PGR e da decisão judicial proferidas nos autos do Inquérito 4828, que tramita nesta Corte, torno pública a decisão proferida em 27 de maio de 2020”, justificou Moraes.

 

Políticos e apoiadores foram alvos da operação. Na autorização,  Moraes afirmou que há “real possibilidade de existência de uma associação criminosa” na organização dos protestos.

 

“Os indícios apresentados na manifestação apresentada pela Procuradoria-Geral da República confirmam a real possibilidade de existência de uma associação criminosa, como salientado pelo Ministério Público ao apontar que ‘pode haver abusos e crimes que precisam ser apurados a partir do esclarecimento do modo de funcionamento estruturado e economicamente rentável de uma escala de organização e agrupamento compretensões aparentes de execução de ações contra a ordem constitucional e o Estado Democrático e provocação das Forças Armadas ao descumprimento de sua missão constitucional'”.

 

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, no Mato Grosso, Paraná e em Santa Catarina.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil