Ministro da Justiça troca diretoria e abre apuração sobre relatório sobre opositores

Brasil
Ministro da Justiça troca diretoria e abre apuração sobre relatório sobre opositores

Foto: Reprodução / G1

O ministro da Justiça, André Mendonça, decidiu nesta segunda-feira (3), trocar a chefia da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). O atual diretor do órgão é Gilson Libório. Ele foi nomeado para o cargo em 25 de maio, pelo próprio ministro.

 

A troca é feita em meio à abertura, pela corregedoria do Ministério da Justiça, de uma sindicância para apurar a existência de um relatório com informações sobre opositores do governo, de acordo com o G1.

 

Segundo o ministério, a troca foi feita “como medida considerada adequada à realização dos trabalhos” da comissão responsável pela sindicância.

 

Neste domingo (2), em entrevista à GloboNews, Mendonça já havia informado que determinaria a apuração sobre o caso. Internamente, a troca na diretoria é vista como uma forma de dar transparência à investigação sobre o caso.

 

De acordo com o portal Uol, a Seopi elaborou um relatório de caráter sigiloso sobre mais de 500 servidores públicos da área de segurança identificados como integrantes de movimento antifascismo e opositores do presidente Jair Bolsonaro.

 

Ainda conforme a reportagem, o governo “produziu um dossiê com nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas.”

 

Na ocasião, o Ministério da Justiça argumentou que a atividade não configura investigação e se concentra exclusivamente na “prevenção da prática de ilícitos e à preservação da segurança das pessoas e do patrimônio público”.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil