Maia faz vídeo de apoio a Glenn, mas diz que hackers são criminosos

Brasil

Para presidente da Câmara, jornalista que divulga vazamentos têm direito de fazê-lo por estar protegido pela Constituição

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), gravou vídeo no qual defende a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte, informa a colunista Mônica Bergamo, da Folha.

Na peça, Maia equiparou vazamentos promovidos por hackers com aqueles feitos por agentes públicos: os dois são criminosos, mas o jornalista que os divulga tem o direito de fazê-lo está protegido pela Constituição, diz o democrata na filmagem reproduzida por Mônica Bergamo.

As imagens foram feitas para serem divulgadas no ato de apoio ao site The Intercept Brasil e ao jornalista Glenn Greenwald, que vêm publicando os diálogos entre Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato retirados do aplicativo Telegram.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Greenwald “talvez pegue uma cana” por divulgar as mensagens. Dias antes, a Polícia Federal havia prendido hackers suspeitos de invadir os telefones de autoridades. Pelo menos um deles assumiu a autoria do crime e disse que enviou o material ao The Intercept Brasil.

No vídeo, Maia diz que “passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker. Sobre a questão dos dados. De quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte”.

Ele prossegue. “No país, no nosso Brasil democrático, no nosso estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional. A partir daí, temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido”.

Para Maia, porém, “um agente público que vaza informações sigilosas que estão sob o seu comando também comete um crime. Todos os dois estão cometendo atos ilícitos. Um agente público entregou uma informação sigilosa a um meio de comunicação. Esse meio de comunicação deu divulgação. Ele está protegido pelo sigilo. Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade”.

“O sigilo da fonte é um direito democrático”, finaliza o deputado.”Não é a favor do Glenn, mas é a favor da nossa liberdade de expressão.”

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil