Inquérito sobre ‘venda de facilidades’ na Lava Jato do Rio vai tramitar no STJ

Brasil
Inquérito sobre 'venda de facilidades' na Lava Jato do Rio vai tramitar no STJ

Foto: Arquivo pessoal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, determinou que a investigação sobre um advogado que venderia facilidades a investigados pela operação Lava Jato no Rio de Janeiro passe a tramitar na Corte.

 

Com isso, o caso sairá da alçada da Justiça Federal do Rio e passa a ser competência do STJ, em Brasília. A mudança é baseada no fato de o inquérito fazer referência a procuradores da República no Rio de Janeiro, que têm foro privilegiado, segundo G1.

 

O principal investigado é o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho, apontado pelo Ministério Público Federal como responsável por vender acesso privilegiado a pessoas citadas na Lava Jato do Rio. Segundo as investigações, Nythalmar prometeria acesso privilegiado ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, e a procuradores da operação.

 

A lista de clientes de Nythalmar Ferreira Filho inclui Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados; Fernando Cavendish, ex-dono da Delta Construções; Marco Antônio de Luca, prestador de serviços para o governo de Sérgio Cabral; e Alexandre Accioly, empresário.

 

Em outubro, a 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro autorizou busca e apreensão contra Ferreira Filho. O juiz Marcelo Bretas não foi alvo da operação e, na época, não quis comentar o caso.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil