Bolsonaro é coautor de mensagem anti-Congresso, diz ex-presidente do STF

Brasil

Para o ministro aposentado Carlos Ayres Britto, presidente não tem competência jurídica para convocar ato contra os Poderes Legislativo e Judiciário

Redação
José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil

 

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) age como coautor da mensagem contra o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal), ao compartilhar o vídeo de apoio às manifestações marcadas para o dia 15 de março. A afirmação foi feita em entrevista ao portal UOL.

Para o ministro aposentado, sob o prisma jurídico, Bolsonaro assumiu uma espécie de paternidade do material.

“Quando o presidente repassou pela internet a matéria, pelo cargo dele, presidente da República, ele assumiu a coautoria da mensagem. É uma espécie de paternidade compartilhada. Foi um endosso”, disse o constitucionalista.

De acordo com o site, Ayres Brito também afirmou que o presidente não tem competência jurídica para convocar o ato contra os dois poderes. O ex-ministro cita o artigo 84 da Constituição, que lista as competências do presidente.

“Não há essa previsão. Ele tem outras competências, até mais contundentes, como convocar o conselho da república, o de defesa nacional, decretar um estado de sítio. Mas esse tipo de mensagem não faz parte das competências explícitas de um presidente. Estranhei esse aval”, afirmou ao UOL.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil