BC não barrou pagamentos pelo Whatsapp para proteger Pix, diz diretor

Brasil

por Larissa Garcia | Folhapress

BC não barrou pagamentos pelo Whatsapp para proteger Pix, diz diretor

Foto: Reprodução / Infomoney

O diretor de organização do sistema financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, afirmou, nesta quinta-feira (17), que a decisão do BC de suspender o serviço de pagamentos do Whatsapp, lançado em junho e barrado pelo regulador em seguida, não teve o objetivo de proteger o Pix ou os grandes bancos.

O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos da autoridade monetária, que será lançado em 16 de novembro.

Ele ressaltou, em evento promovido pelo BTG Pactual em parceria com a PUC-RJ, que o BC se preocupa com a concorrência.

“A medida cautelar do BC à solução de pagamentos do Whatsapp não foi para proteger o Pix ou os grandes bancos, mas para proteger a competição”, declarou Pinho de Mello.

“As bigtechs [grandes empresas de tecnologia] têm que entrar, mas existem desafios regulatórios. São bem-vindas as entradas pró-competitivas, mas temos garantir que são realmente pró-competitivas, essa foi a lógica da cautelar, não é impedir ou proteger ninguém”, alegou.

O diretor declarou, em referência à chegada do Pix, que o sistema de pagamentos brasileiro é eficiente, mas pode ser mais.

“A indústria de cartões tem um papel importantíssimo, mas o que vamos fazer é dar mais uma opção. Basicamente todas as contas transacionais estão lá, está todo mundo capturado”, disse.

Segundo o diretor, apesar da concorrência com a indústria de cartões, o sistema vai permanecer em funcionamento. “Vai aumentar a eficiência, os atores atuais são competentes, vão conseguir operar. O tamanho do bolo vai aumentar e vai ser melhor pra todo mundo”, afirmou.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil