Atuação de Regina Duarte no governo pode inviabilizar retorno da atriz às novelas da Globo

Brasil
Atuação de Regina Duarte no governo pode inviabilizar retorno da atriz às novelas da Globo

Regina em ‘Tempo de Amar’, sua última novela na Globo | Foto: Divulgação

A atuação de Regina Duarte como titular da Secretaria Especial da Cultura no governo Bolsonaro, assim como a mais recente polêmica à qual esteve envolvida durante entrevista à CNN Brasil, podem inviabilizar o retorno da atriz às novelas da TV Globo.

 

Conforme levantado pela coluna Notícias da TV, assinada por Daniel Castro, no Uol, 29 autores titulares da emissora assinaram o manifesto em repúdio às declarações de Regina à CNN (clique aqui). Na ocasião, a secretária de Cultura minimizou a ditadura militar e chegou a dançar uma música que remete ao período; justificou a omissão do governo para prestar homenagens póstumas aos artistas brasileiros mortos porque segundo ela a pasta não pode “virar obituário” e ainda deu um chilique, como ela mesma classificou, ao ser confrontada pela colega Maitê Proença sobre a ausência de políticas públicas de sua gestão voltadas para apoiar os artistas durante a pandemia.

 

O manifesto, que contou com a adesão de atores, cantores, intelectuais, produtores, diretores, jornalistas e também uma série de roteiristas, teve a assinatura Alcides Nogueira, nome importante da Globo, que, segundo a publicação, costumava ser um dos mais habituais parceiros de Regina Duarte na emissora. Nas últimas cinco novelas da atriz na TV carioca, duas contaram com roteiro dele, em parceria com Geraldo Carneiro e Bia Corrêa Lago, que também endossaram o protesto.

 

Dos outros três trabalhos recentes de Regina Duarte, dois também são de autoria de escritores que rechaçam a sua postura: Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, de “A Lei do Amor” (2016) e de Lícia Manzo, de “Sete Vidas” (2015).

 

Na avaliação do colunista, apesar da classe artística não entrar no mérito de sua competência profissional enquanto atriz, Regina pode perder papéis por se associar a uma gestão política questionada por seus pares. A publicação destaca ainda que ela também é criticada por nomes importantes da dramaturgia, a exemplo de Fábio Assunção, que já a classificou como “fantoche”.

 

Por outro lado, a secretária de Bolsonaro ainda não foi rechaçada por alguns medalhões do horário nobre como Gloria Perez, Aguinaldo Silva, Manoel Carlos e Gilberto Braga. O problema é que eles ou diminuíram o volume de trabalho nos últimos anos e cederam espaço para novos nomes, ou não tem mais vínculo com a Globo.

A coluna elencou os 29 autores que repudiaram as recentes declarações de Regina Duarte e sua atuação como secretária Especial da Cultura:
Alcides Nogueira e Bia Corrêa Lago (Tempo de Amar); Alessandra Poggi (Além da Ilusão); Alessandro Marson e Thereza Falcão (Novo Mundo); Cao Hamburger (Malhação); Carlos Gregório (Além do Horizonte); Daniel Adjafre (Deus Salve o Rei); Daniel Ortiz (Salve-se Quem Puder); Duca Rachid e Thelma Guedes (Órfãos da Terra); Denise Bandeira (Fogueira das Vaidades); Emanuel Jacobina (Malhação); George Moura (Onde Nascem os Fortes); Geraldo Carneiro (O Astro); Izabel de Oliveira (Verão 90); Julio Fischer e Suzana Pires (Sol Nascente); Lícia Manzo (Sete Vidas); Márcia Prates (Liberdade, Liberdade); Marcos Bernstein (Orgulho & Paixão); Maria Helena Nascimento (Rock Story); Miguel Falabella (Aquele Beijo); Paulo Halm e Rosane Svartman (Bom Sucesso); Priscila Steinman (Malhação); Vincent Villari e Maria Adelaide Amaral (A Lei do Amor) e Walcyr Carrasco (A Dona do Pedaço).

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil