Após aprovação da Anvisa, testes da Covid-19 estocados terão validade estendida

Brasil
Após aprovação da Anvisa, testes da Covid-19 estocados terão validade estendida

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade dos testes para o novo coronavírus estocados pelo governo federal. O anúncio foi feito pela diretora da entidade, Cristiane Jourdan, nesta quinta-feira (9). O vencimento de parte desses testes, que ocorreria no mês de dezembro, ficará agora para o mês de abril.

 

Mais de 7 milhões de testes comprados pelo Ministério da Saúde estão em estoque, de acordo com dados fornecidos pela pasta. Aqueles que tinham sua validade prevista para janeiro, fevereiro ou março de 2021 também tiveram extensão. Em novembro, uma matéria do jornal Estado de S. Paulo constatou que os testes estavam prestes a vencer.

 

Vale lembrar que o ministro Eduardo Pazuello afirmou, na semana passada, que já estava programado que os testes teriam validade prolongada, mas que ainda faltava o aval da Anvisa. Este foi dado nesta quinta.

 

De acordo com o portal Bem Estar, do G1, em audiência da comissão do Congresso que acompanha as medidas do governo no combate à pandemia, Jourdan explicou que a decisão da Anvisa foi tomada em caráter excepcional e se baseou em critérios técnicos.

 

“Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à extensão dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde”, afirmou ela.

 

A diretora também destacou que o aumento mundial dos casos de novos infectados por Covid-19 foi preponderante para a decisão.

 

Apesar da aprovação, a Anvisa fez exigências ao Ministério da Saúde: os lotes comprados devem ser analisados mensalmente para atestar a eficácia e um monitoramento sobre todas as fases de manipulação dos medicamentos, como transporte e armazenamento, deve ser realizado.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil