Sem Wet, prefeitura busca espaços para UTIs Covid para evitar colapso da saúde em Salvador

Bahia

por Matheus Caldas

Sem Wet, prefeitura busca espaços para UTIs Covid para evitar colapso da saúde em Salvador

Foto: Valter Pontes/Secom

Após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciar que, até 31 de dezembro, Salvador deve ter o mesmo número de leitos de UTI Covid-19 que havia no auge da pandemia (leia mais aqui), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se mobiliza para abrir leitos em diferentes locais da cidade. Na projeção da gestão municipal, contudo, não é pensada a remontagem do hospital de campanha do Wet’n Wild, desativado no último mês.

 

O Bahia Notícias apurou com uma fonte ligada à SMS, em condição de anonimato, que podem ser abertas entre 10 e 20 leitos numa tenda a ser montada ao lado da UPA de Valéria. A prefeitura também estuda a instalação de mais 10 leitos no Hospital Salvador, além de ampliações no Sagrada Família, que pode ter 60 leitos – no auge da pandemia, eram 40.

 

A estimativa da pasta também é que, até a próxima sexta-feira (11), o Centro de Referência do Itaigara esteja funcionando em sua plena capacidade.

 

De acordo com a apuração do BN, podem ser abertos mais leitos clínicos num local a ser definido na Pituba – atualmente, estes estão 81% ocupados na capital baiana. Neste espaço, a gestão municipal pode abrir, ainda, outros 10 leitos de UTI.

 

A avaliação dentro da prefeitura, no entanto, é que todos os leitos não devem ser entregues até o último dia do ano. As festividades de Natal e Réveillon podem atrasar o planejamento.

 

EXTINÇÃO DO WET
A prefeitura vem adotando esta estratégia após complicações com o hospital de campanha montado no Wet. Segundo apurou a reportagem, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) vinha questionando as condições de trabalho no local, inclusive com instauração de inquérito, para apurar o atraso nos repasses salariais aos colaboradores. Internamente, havia críticas à Associação Saúde em Movimento (ASM), organização social (OS) que geriu a unidade hospitalar no período. De acordo com a apuração, a empresa tinha problemas, como atrasos na prestação de contas do hospital.

 

Procurado para repercutir sobre o assunto, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, confirmou a abertura de leitos no Sagrada Família, no Centro de Referência do Itaigara e no Salvador, mas não comentou sobre as críticas do MP-BA e da possibilidade de abertura de leitos em Valéria e na Pituba. “Nós estamos até o dia 20 de dezembro reabrindo 40 leitos de UTI. Serão 10 no Itaigara, voltando a sua plena capacidade, 20 no Sagrada Família, e 10 no Salvador, que o aditivo já está na Procuradoria. O prefeito determinou que a gente recomponha os leitos do ponto de vista da prefeitura. Estamos fazendo todo o esforço para apoiar o estado, mas também precisamos da colaboração da população”, disse, em entrevista ao BN.

 

Procurada pela reportagem, a ASM não atendeu às ligações até a publicação da matéria.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia