Sem unidade com PSOL, UP de Eslane Paixão deve caminhar sozinha na eleição em Salvador

Bahia

por Matheus Caldas

Sem unidade com PSOL, UP de Eslane Paixão deve caminhar sozinha na eleição em Salvador

Foto: Divulgação

Apesar do intuito de construir uma unidade com a “verdadeira esquerda”, a UP deve rumar sozinha na eleição municipal de Salvador. O partido tem como pré-candidata à prefeitura Eslane Paixão, presidente estadual da sigla.

 

De acordo com Eslane, os militantes da legenda, que foi criada em dezembro do ano passado, sempre mantiveram constantes diálogos com PSOL e PCB. No entanto, segundo a pré-candidata, o núcleo do PSOL em Salvador não vem se mostrando aberto à possibilidade. 

 

“Foi dentro desse alinhamento que a gente vinha construindo isso. Porém, esbarrou na questão municipal, que hoje gira em torno de uma disputa interna dentro do próprio PSOL. Sabemos que existem as diferentes correntes. Hoje, o que seria um dos maiores empecilhos para a construção da unidade seria a má vontade do PSOL de Salvador. Digo de Salvador porque há uma liderança. Não nos organizamos dessa forma, mas respeitamos as maneiras como os partidos se organizam. Entendemos que o PSOL de Salvador tem esse entrave em construir essa unidade entre os setores da esquerda”, criticou, em entrevista ao Bahia Notícias. 

 

Ela ainda disse que a UP tem forte identificação com Hilton Coelho, o nome que deve ser oficializado ainda neste final de semana como o candidato do PSOL à prefeitura de Salvador. “Foi se enfraquecendo a conversa. A luta maior era pra que isso se intensificasse, que não fosse uma coisa nossa com algumas determinadas correntes. Nosso desejo era fazer essa coligação. Mas não é a vontade do partido, não digo de alguns indivíduos. Nossa relação com o companheiro Hilton sempre foi muito forte, muito antes da criação do partido”, lamentou.

 

“Hoje, aqui em Salvador, queremos o debate que já fazíamos, inclusive antes do processo eleitoral, já com uma aliança no campo da luta prática e ideológica, junto com o PSOL e o próprio PCB, que tem as mesmas bandeiras da gente”, explicou.

 

Apesar da iminente dissociação com PSOL, ela disse que “o debate segue sendo feito”, quando perguntada sobre a relação com PCB neste pleito. 

 

“A gente vem construindo nosso programa. Com essa não unificação, não conseguimos consolidar nosso programa municipal. Temos a nível nacional. Mas, nesse processo, como não está sendo possível o debate presencialmente, estamos fazendo discussões pela internet”, disse.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia