Salvador:Comerciantes são orientados na prevenção a incêndios e primeiros socorros

Bahia

Corpo de Bombeiros realiza ações de concentização durante semana de prevenção a incêndio.
Local: Mercado Municipal de Cajazeiras
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Uma palestra prática realizada na manhã desta quinta-feira (4) orientou comerciantes e clientes do Mercado Municipal de Cajazeiras, sobre como agir em um acidente com gás de cozinha e como evitar esse tipo de situação. A programação faz parte das atividades da Semana do Bombeiro 2019, que acontece em alusão ao Dia do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho.

“O nosso objetivo principal aqui é nos aproximar da comunidade, trazer serviços, atendendo essa demanda reprimida de palestras, de prevenção a acidentes, formar multiplicadores. Realizávamos essas atividades nos bairros mais centrais, como Iguatemi, Brotas, em instituições próximas, e tomamos a iniciativa de descentralizar essas atividades de forma que viesse também prestigiar a comunidade de Cajazeiras e adjacências”, afirmou o comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Militar (SGBM), Ten. BM Santos Araújo. A unidade fica localizada no bairro.

A palestra contou com a participação do público, que pôde tirar dúvidas, contar suas experiências e aprender com a prática. A comerciante Jane Oliveira aprendeu a apagar um incêndio em um botijão de gás. “Maravilhoso. Essa coisa de combate a incêndio é muito importante, nós passamos por uma situação dessas. Tudo isso que ele falou é bom que a pessoa fique informada. Temos que trocar o registro, sempre olhar a mangueira, não passá-la atrás do fogão. É muito bom e valoriza nosso mercado”, conta.

Com a ajuda de um boneco, os bombeiros também deram orientações de salvamento e primeiros socorros para serem feitas até a chegada do atendimento especializado. “O melhor laboratório para se trabalhar com a segurança é dentro de casa. Então, a pessoa se familiarizando com coisas peculiares do dia-a-dia, como gás de cozinha, panela de pressão, o piso da forma correta, a tomada, parte elétrica, chuveiro elétrico, a gente sabendo lidar com isso, consegue fazer com que a nossa casa seja um ambiente mais seguro”, explicou um dos palestrantes, o subtenente Evilásio Limoeiro.

O subtenente Limoeiro também reforçou a importância da população recorrer ao atendimento telefônico, através do número 193. “Quando a pessoa sente que aquela situação já fugiu ao controle, ela deve acionar o Corpo de Bombeiros, até mesmo para dicas, para ter a informação de como proceder, isso já elucida a ocorrência tranquilamente”, completou o militar.

Repórter: Lina Magali

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia