Praças de alimentação de shoppings podem reabrir após dia dos pais; entenda

Bahia

Espaços não foram contemplados na 1ª etapa da fase 1 | Foto: Lucas Arraz/ BN

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quarta-feira (5) que as praças de alimentação dos shoppings e centros comerciais poderão reabrir a partir da próxima segunda-feira (10). A medida faz parte da segunda etapa de retomada das atividades que reabriram na primeira fase, caso dos centros de compra e do comércio de rua com até 200 m².

 

A volta dessas atividades, no entanto, está atrelada ao início da fase 2 de retomada econômica da capital baiana, que engloba salões de beleza e barbearias; bares, restaurante e lanchonetes; academias de ginástica; e centros culturais, museus e galerias de arte.

 

A fase 2 só poderá ser acionada após a ocupação de leitos de UTI chegar a 70% ou menos durante cinco dias, algo ocorrido em três ocasiões – faltam outros dois dias. Nesta terça (4), por exemplo, a taxa fechou em 68%. Outra regra para o início desta fase é que ela poderá ocorrer apenas após os primeiros 14 dias da reabertura de shoppings e comércio de rua de apenas 200 m².

 

Segundo o prefeito, a volta das atividades previstas na fase 2 e na nova etapa da fase 1 só pode ser autorizada, se atingidos os requisitos previstos, a partir da próxima segunda-feira (10). Com isso, o objetivo é evitar aglomerações no domingo do Dia dos Pais.

 

Conforme Neto, as praças de alimentação poderão reabrir com 50% da ocupação total. Academias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes também poderão reabrir nos shoppings e centros comerciais (veja os protocolos aqui e aqui). Já as obras em imóveis residenciais habitados podem ser ampliadas para quatro funcionários a cada 100m², mediante autorização do condomínio.

 

Para entrar na fase 3, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para paciente com covid-19 deve ser de 60% no máximo. Nesse terceiro momento, poderão reabrir parques de diversões e parques temáticos; teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos; centros de eventos e convenções.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia