Planserv realiza mais de 90 mil telemonitoramentos em um ano

Bahia

Ação do Programa Sou Mais Saúde – Programa de Promoção e Prevenção do Planserv, o serviço de Telemonitoramento realizou 94.353 mil ligações, de maio de 2018 a maio de 2019. Trata-se de uma ferramenta pioneira de gestão de cuidados dos beneficiários da assistência com ou sem doença crônica, que utiliza o monitoramento telefônico, realizado por técnicos de enfermagem, na lógica da oferta organizada.

Os 524 mil beneficiários ativos do plano foram estratificados conforme nível de complexidade e classificados em níveis de 1 ao 5, sendo 5 os casos mais críticos. Os beneficiários do nível 5 recebem ligações bimensais, os do nível 4 trimestrais e os do nível 3 quadrimestrais.

Nas ligações telefônicas, os profissionais do Planserv orientam sobre os fatores de risco que possam interferir na saúde, além do reforço à adesão ao tratamento prescrito e às condutas recomendadas. A aposentada Rosália Souza, de 65 anos, é uma das beneficiárias acolhidas pelo serviço de telemonitoramento e elogia a ação. “Eu sou obesa, tenho hérnia de disco e artrose, ando com dificuldade. Então, recebi a visita de duas profissionais do Planserv que me deram dicas e me indicaram outros profissionais, que me atenderam muito bem”, afirma.

A medida segue o foco na medicina preventiva, tendência mundial na área da saúde suplementar, como explica a coordenadora do Planserv, Socorro Brito. “O objetivo é acolher diretamente os (as) beneficiários (as) e promover a educação em saúde, definindo um plano de cuidados que atenda às necessidades e gere uma melhor qualidade de vida e bem estar, disse.

De acordo com dados do Planserv, até o momento, 22.9% dos telemonitorados são hipertensos, 6.5% diabéticos e 10% obesos. Além dos telemonitoramentos, desde a implantação do programa Sou Mais Saúde, em março de 2018, até maio de 2019 o Planserv realizou 200 ações presenciais, com atendimento a 1.557 beneficiários; 159 ações virtuais, entre dicas de saúde, informativos, testes e desafios de campanhas.
Fonte: Ascom/Planserv

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia