Plano de Ação Climática de Salvador é aprovado e cidade é pioneira na América Latina

Bahia
Plano de Ação Climática de Salvador é aprovado e cidade é pioneira na América Latina

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Plano de Ação Climática de Salvador (PMAMC) foi aprovado pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima – rede internacional de megacidade mundiais comprometidas com a mudança climática. A informação foi divulgada nesta terça-feira (8) pela prefeitura da capital baiana.

 

De acordo com comunicado enviado pela gestão municipal, a cidade cumpriu com os 30 critérios estabelecidos pelo C40 e está de acordo com os padrões do Acordo de Paris. Salvador e o Rio de Janeiro foram as primeiras entre as nove cidades da América Latina a terem esta aprovação.

 

Com a liberação, a prefeitura cumpriu o prazo estabelecido em 2017 para que o plano fosse entregue em 2020. “Este é um grande marco que situa Salvador como uma das cidades pioneiras e líderes na agenda climática do mundo”, destaca Matheus Ortega, assessor do C40 para a cidade de Salvador.

 

A construção do plano, finalizado em novembro, teve início em janeiro. Boa parte do processo ocorreu de forma on-line, em virtude da pandemia. “Essa aprovação é o reconhecimento do trabalho participativo e do esforço empenhado da Prefeitura na elaboração de um documento que apresenta diretrizes, metas ambiciosas de mitigação e adaptação, que propõe iniciativas de redução de emissões, de mais desenvolvimento, de justiça climática e ações para que Salvador seja zero carbono até 2049”, salienta o secretário da Secis, João Resch.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia