PIB da Bahia cai 4,7% em 2020, estima FIEB

Bahia
PIB da Bahia cai 4,7% em 2020, estima FIEB

Foto: Reprodução / G1

Em documento elaborado pela sua Gerência de Estudos Técnicos, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB prevê queda de 4,7% do PIB do estado em 2020. Caso se confirme essa perda econômica, será a segunda maior redução deste índice registrada desde a revisão metodológica feita em 2003 (em 2016 o encolhimento foi de 6,2%).

 

O maior impacto da epidemia se deu no segundo trimestre do ano, que apresentou queda de cerca de 21% na comparação com igual período de 2019. A partir de julho se inicia uma recuperação, chegando em setembro a um patamar semelhante ao de 2019. Apesar da projeção negativa, no entanto, esta é consideravelmente melhor do que aquela que a Federação fez no início da pandemia, quando os dados apontavam para uma diminuição bem maior, de 7,2%.

 

O especialista em Desenvolvimento Industrial da FIEB e coordenador do estudo, Danilo Peres, explica o que mais contribuiu para o resultado. “Embora a indústria geral termine o ano estável, identificamos uma reação da Construção Civil, que voltou a crescer a partir do segundo semestre, revertendo uma estimava de queda de 6,1% em crescimento de 2,2%. Além disso, a indústria de transformação, apesar deste ano difícil, também deve apresentar crescimento nos principais setores da economia baiana, a exemplo de refino, química, celulose e alimentos”, explica.

 

De acordo com o Relatório Técnico Estimativas do PIB da Bahia -2020, até o primeiro trimestre a indústria estava crescendo acima do ano passado, puxada pela alta da produção de Refino, Celulose e Alimentos. A partir de abril percebem-se efeitos mais impactantes da chegada do Covid-19. “No período mais crítico da pandemia, os impactos foram muito altos, de difícil reversão ao longo dos meses seguintes”, destaca Danilo Peres.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia