Maior foco da pandemia no interior, região cacaueira terá 50 leitos de UTI para Covid-19

Bahia

por Lucas Arraz / Lula Bonfim

Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

A região da Costa do Cacau terá 50 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19. As duas maiores cidades do litoral sul baiano, Ilhéus e Itabuna, já somam 70 casos confirmados do novo coronavírus, transformando o território no maior foco da pandemia no interior. Uruçuca, na mesma região, soma 12 confirmações.

 

Conforme depoimento do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, ao Bahia Notícias, o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, será a referência da região, disponibilizando 20 leitos de UTI e 30 de enfermaria exclusivamente para o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19.

 

Vilas Boas ainda informou que o Hospital de Ilhéus, privado, também disponibilizará 20 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença, enquanto o Hospital Calixto Midlej, da Santa Casa de Itabuna, oferecerá outros 10 leitos.

 

O Centro de Convenções de Ilhéus, com leitos a serem inaugurados amanhã, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabuna serão os centros de triagem para quem possui os sintomas do novo coronavírus na região cacaueira.

 

HOSPITAL DE BASE

A prefeitura de Itabuna recuou e decidiu não utilizar o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães como ponto exclusivo de tratamento de pacientes com Covid-19, como havia sido anunciado anteriormente (veja aqui). Segundo a gestão municipal, há “impossibilidade do Município de Itabuna de cessar o serviço de atendimento aos seus munícipes” e o hospital de base “retornará a receber pacientes normalmente”.

 

Perguntado se o caso era semelhante ao de Itamaraju, onde a prefeitura recusou leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus (veja aqui e aqui), Vilas Boas respondeu que não e contemporizou, garantindo que o Hospital de Base em Itabuna segue nos planos, como “reserva estratégica” para um plano de contingência, caso necessário.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia