Maia e Wagner compõem elite parlamentar do Congresso em 2019, revela estudo

Bahia

por Rodrigo Daniel Silva / Lucas Arraz

Maia e Wagner compõem elite parlamentar do Congresso em 2019, revela estudo

Foto: Reprodução /

O deputado federal Arthur Maia (DEM) e o senador Jaques Wagner (PT) estão entre as lideranças informais mais influentes que formaram uma elite parlamentar no Congresso Nacional em 2019, apontou um novo estudo da Arko Advice. 

 

O levantamento considerou como “elite parlamentar” aqueles que atuaram decisivamente na definição da agenda legislativa e que representam, com influência, interesses organizados da sociedade brasileira ou facções políticas relevantes durante este ano.

 

Maia e Wagner foram decisivos, para o levantamento, ao negociar e buscar consenso nas decisões do governo federal. Os dois baianos estão entre os líderes informais, ou seja, aqueles que mesmo sem cargos oficiais de liderança na estrutura de poder do Congresso, foram decisivos no andamento do primeiro ano desta legislatura. 

 

A Arko Advice aponta Wagner como um líder informal por comandar um bloco de votos em razão da sua influência política estadual. O ex-governador baiano ainda é voz importante dentro da aliança do governador Rui Costa e recentemente passou a ser cogitado para voltar ao Palácio de Ondina em 2022. O apoio de Wagner também foi decisivo na escolha do novo presidente estadual do PT na Bahia, o seu ex-assessor Éden Valadares. 

 

Já Arthur Maia é apontado como líder informal especialista por sua qualificação para debater temas específicos. O advogado ganhou evidência na Câmara durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) ao ser relator da reforma da Previdência à época. 

 

Entre os baianos da elite parlamentar que são líderes formais – possuem cargos previstos na estrutura das duas casas legislativas -, estão o vice-líder da maioria e relator da LDO 2020 Cacá Leão (PP), o líder do PCdoB baiano Daniel Almeida, o líder do DEM na Câmara Elmar Nascimento, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Félix Mendonça Júnior (PDT), o 1° vice-líder do Republicanos João Roma e o senador Otto Alencar, atual líder do PSD no Senado. 

 

A Bahia tem ao todo 8 parlamentares na elite. É o quarto estado com os deputados e senadores mais influentes, atrás de São Paulo (22), Paraíba (9) e Rio de Janeiro (9). A Elite Parlamentar Arko Advice 2019 é formada por 110 parlamentares: 74 deputados federais e 36 senadores. 

 

O MDB é o partido com o maior número de lideranças, tendo 12 parlamentares, seguido por PT e Progressistas com 11 e o PSL e DEM com 10 congressistas. 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia