Ibotirama: RETRAN recebe novos investimentos e prestará inúmeros serviços, inclusive fornecerá CNH

Ibotirama, na Vale do São Francisco, possui uma frota estimada em mais de 10 mil veículos. Para facilitar a vida dos proprietários na busca de serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o órgão informatizou a 2ª Regional de Trânsito (Retran), localizada no município. Na unidade, também foi implantado o sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Os investimentos em tecnologia serão entregues nesta quinta-feira (10) e integram as ações do projeto de descentralização das atividades do Detran-BA.

Pelo sistema Renach, estarão disponíveis os procedimentos de primeira habilitação, renovação e segunda via da carteira, mudança de categoria e exame de reciclagem, entre outros. A identificação dos condutores será por meio da biometria e fotografia digital, em tempo real, o que vai dar celeridade ao atendimento.

Na 2ª Retran, o cidadão poderá realizar os seguintes serviços relacionados a veículos: primeiro emplacamento, transferência, licenciamento, alteração de características, vistoria, gravação ou regravação de chassi, abertura de processo sobre clonagem, alienação ou desalienação, além da emissão da segunda via de documentos e defesa prévia em recebimento de notificações.

As intervenções em Ibotirama terão abrangência direta sobre as cidades de Morpará e Muquém do São Francisco e vai desafogar a demanda na 30ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que funciona em Seabra. “A cada link do sistema informatizado que abrimos, colocamos os nossos serviços mais próximos das pessoas que vivem em localidades menores, para evitar que elas tenham que se deslocar até municípios maiores, o que representa economia e melhoria na qualidade de vida”, destacou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

O prefeito Terence Lessa falou sobre os benefícios para a comunidade: “Mais um órgão de nível regional se consolida em nossa cidade. A retirada de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outros serviços, que antes só poderiam ser realizados fora de Ibotirama, passarão a serem feitos em nossa unidade. Com isso, nossa cidade se consolida ainda mais como núcleo de microrregião, trazendo muita gente de fora para usufruir dos nossos serviços e, dessa forma, alavancar a nossa economia”, disse.

Fonte Informativo da Bahia

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Sem categoria