Governo do Estado entrega 4,2 mil cadastros ambientais no Território Velho Chico

Bahia
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) entregaram 4,2 mil certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) nos municípios de Serra do Ramalho, Bom Jesus da Lapa e Mansidão. O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, esteve nos últimos dias em cada uma das cidades para entregar o documento nas mãos dos agricultores rurais.
O documento é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades. Com a regularização ambiental das terras, os pequenos proprietários rurais estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.
“Com as informações ambientais das propriedades e posses rurais, passamos a ter uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de combate ao desmatamento. Já temos cadastrados no nosso sistema mais de 637 mil imóveis. Esse número coloca a Bahia em destaque no que se refere à política de regularização ambiental no Brasil”, explica o secretário.
Foto: Sema
(Foto: Sema)
No sábado (15), João Carlos Oliveira esteve na cidade de Serra do Ramalho, onde fez a entrega de 800 cadastros. Na oportunidade, foi realizada também uma reunião com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico. No domingo (16), a agenda ocorreu em Bom Jesus da Lapa. O secretário fez a entrega de 1,7 mil certificados e tirou as dúvidas dos proprietários rurais.
Já na segunda-feira (17), o titular da Sema esteve em dois distritos do município de Mansidão. No Buritizinho, foram entregues mais 1,7 mil cadastros. Na localidade de Aroeiras, o secretário visitou o Viveiro de Produção de Mudas e o Projeto de Revitalização do Riacho de Aroeiras e recebeu uma homenagem dos alunos das escolas Santo Antônio e São Lucas.
Fonte: Ascom/Sema

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia