Governo da BA inicia processo para implantar nova base curricular no ensino estadual

Bahia

por Matheus Caldas

Governo da BA inicia processo para implantar nova base curricular no ensino estadual

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O governo do estado contratou, por dispensa de licitação, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para captação de alguma instituição brasileira credenciada a pesquisar ou desenvolver a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Bahia. A informação foi divulgada na edição desta terça-feira (18) do diário oficial do estado.

 

Segundo a publicação, a FGV vai receber R$10.047.166 para contratar uma empresa habilitada para implantar a BNCC no estado “por meio da formação continuada a professores e profissionais da educação, em regime de colaboração com os municípios”.

 

Em nota, a Secretaria de Educação (SEC) informou ao Bahia Notícias que os recursos são provenientes do governo federal “e destinados à contratação de uma instituição educacional que apoiará a SEC e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e do Referencial Curricular do Estado da Bahia, por meio de ações orientadas para a formação de professores das redes estadual e municipais”.

 

ENTENDA A BNCC
A base nacional foi aprovada em 2018, durante a gestão de Michel Temer. São Paulo foi o primeiro estado a aprovar o novo currículo, no final de julho. Isto aconteceu porque o secretário de Educação em SP, Rossieli Soares, era titular do Ministério da Educação (MEC) à época da aprovação da BNCC.

 

A partir destas diretrizes, a base curricular nacional define “o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, de acordo com definição exposta no site do MEC.

 

Os conteúdos serão organizados a partir das áreas do conhecimento na formação geral básica: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua estrangeira), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia