Formosa do Rio Preto realiza 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente

Bahia
A 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Formosa do Rio Preto aconteceu de 5 a 11 de junho – em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – com uma extensa programação de atividades educativas, de conscientização e capacitação para a proteção ambiental. Estiveram presentes na abertura, o prefeito Dr. Termosires Neto, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leanderson Barreto, a secretária de Educação, Luzinete Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, José de Zuza, os vereadores Netinho e Hermínio, secretários e equipes do governo, estudantes e comunidade em geral.

“Mantemos o compromisso de realizar ações de educação ambiental e proteção ao meio ambiente, com uma secretaria atuante, que envolve as demais áreas da administração municipal, principalmente a Educação, e conclama toda a sociedade para juntos cuidarmos do nosso precioso patrimônio natural”, explica o prefeito Dr. Termosires Neto.

Capacitação para proteger e recuperar nascentes
O evento foi organizado pela Semmarh em parceria com a Secretaria de Educação e apoio das demais áreas da gestão. Após a solenidade de início, ocorreu, pelo segundo ano consecutivo, o curso de Revitalização de Nascentes, ministrado pelo professor Renato Rios, com intuito de recuperar, proteger e conservar as águas dos nossos rios e cuidar do nosso meio ambiente. Capacitação realizada no período de 5 a 7 de junho, incluindo a participação de estudantes do IFPI.

Mais Arborização
A Secretaria do Meio Ambiente também fez o plantio de mudas de árvores nativas em vias públicas do município, no dia 5 de junho, envolvendo os alunos das escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e Joaquim Alexandre da Silva Filho, como parte do Projeto de Arborização da Cidade “Formosa Sempre Verde”, que faz a doação e plantio de árvores.

Mutirão retira lixo de dentro do Rio Preto
No dia 6, foi a vez do 2º Mutirão de Limpeza das margens e leito do Rio Preto, recolhendo diversos tipos de material com a participação das escolas da rede estadual de ensino Isabel Araújo, Nossa Senhora Aparecida e Cetep, da empresa Jurema, de bombeiros civis e comunidade.

Concurso de Paródia voltado para a conscientização 
Já no dia 7, foram aclamados os vencedores do Concurso de Paródia com o tema “Meio Ambiente”, que foram: 1º Lugar: Milena Moreira e Jaiane Marçal (“Nós todos a ajudar”), estudantes do Colégio Municipal Coração de Jesus premiadas com um notebook; 2º Lugar: Yasmin Caitano e Sabrina Alves (“Temos que valorizar”), da Escola Municipal Virgem de Fátima, premiadas com um tablet; 3º Lugar: Aylla Sofhia Alves e Larissa Pereira (“Só depois de cuidar”), alunas do Colégio Municipal Joaquim Alexandre da Silva Filho, que receberam um kit escolar.

De acordo com o secretário Leanderson, “foi mais uma iniciativa de reflexão para os alunos do município, assim fortalecemos nossa prática educativa e ajudarmos a formar pessoas mais conscientes e voltadas para a preservação da natureza”, falou, parabenizando a todos pelas produções. Foram jurados do concurso José Arnaldo, Bira Lisboa, João Henrique Guedes de Assis, Sandalo Nogueira e Darlan Lustosa.

Comunidade de Arroz aprendeu a fazer fossa séptica 
O curso de “Construção de Fossa Séptica”, voltado para moradores e lideranças da zona rural do município e cuja primeira edição foi viabilizada no Povoado de Arroz de Cima, aconteceu nos dias 10 e 11, ministrado pelo professor Luan Ritchelle, da Universidade Federal de Viçosa/MG, com o objetivo de ensinar essa técnica que melhora a qualidade de vida das pessoas e protege o meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia