Estreante na CMS, Zé Antônio quer ‘desenvolvimento holístico’ para Salvador

Bahia

por Mari Leal / Lula Bonfim

Foto: Arquivo Pessoal

Eleito em sua primeira disputa eleitoral, o médico ortopedista José Antônio Mesquita Nogueira, que completará 49 anos no próximo domingo (29), será um dos 18 novos nomes da Câmara Municipal de Salvador na próxima legislatura. Segundo ele, foram seus pacientes nas comunidades em que faz trabalho voluntário que o incentivaram a lançar uma candidatura à Câmara Municipal.

 

“Nós nunca tivemos nenhum envolvimento político antes. Nunca fui assessor de ninguém. Sou médico, vou fazer 25 anos de formado. Estava fazendo trabalho voluntário nas comunidades e surgiu um clamor popular, por parte de pacientes e lideranças comunitárias, que nos pediram, de modo enfático, que saíssemos candidatos”, contou, falando quase sempre na primeira pessoa do plural, como se encarnasse um coletivo.

 

Dr. José Antônio (PTB), como se apresentou na urna eleitoral, obteve 4.192 votos no último dia 15 de novembro. Para representar esses eleitores, ele até admite que sua prioridade é a área da saúde. “É natural. Sou médico”, explica. Mas afirma que pensará em um desenvolvimento holístico da cidade. Ou seja: para o vereador eleito, Salvador precisaria crescer de forma geral e não de maneira segmentada.

 

“Precisamos buscar mais cobertura de saneamento e ter mais crianças e adolescentes na escola. A cidade tem avançado em mobilidade urbana, vamos buscar ajudar nesse processo, sempre vigilantes, buscando melhorar, fomentar o desenvolvimento holístico da cidade. A gente não pode pensar na cidade como uma coisa segmentada. Temos que ter uma visão que busque uma desenvoltura plena”, afirmou.

 

Diferente do que se costuma observar em médicos mais tradicionais, Zé Antônio não economiza palavras no diálogo e abusa do vocabulário, principalmente para tecer elogios ao prefeito eleito, Bruno Reis (DEM), e ao atual presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), em quem já antecipa a confirma de voto para a presidência da Casa.

 

“Estamos fechados com Bruno Reis, que é um candidato com largo tirocínio na política, que compartilhamos uma visão similar no que toca à questão da gestão em Salvador. Então nós o apoiamos, eu e o Carlos Muniz”, disse, falando por si e pelo outro vereador eleito de seu partido.

 

“O presidente Geraldo Júnior tem se mostrado um homem bastante idôneo e competente na gestão da Câmara. Ele tem o nosso apoio, meu e de Carlos Muniz. Concluiu o mandato de modo tão exitoso, que nós achamos que ele merece ter continuidade neste processo, pela sua expertise, pela sua boa articulação com todos os segmentos da Câmara”, disse, novamente falando pelo outro integrante da bancada do PTB.

 

Pela intensidade dos adjetivos conferidos ao prefeito eleito e ao atual presidente da Câmara, aliado de primeira hora da gestão municipal, fica claro que Dr. Antônio José tem um lado: o da situação. Ele integrará, no legislativo, a dominante bancada do governo.

 

“O Executivo, como o nome sugere, administra, executa. E o Legislativo propõe projetos de leis que possam ajudar a cidade a progredir, a crescer. Então nós queremos, como vereadores que apoiam o prefeito, criar condições para que a cidade se desenvolva mais”, finalizou.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia