Em live com Lorenzoni, Eures denuncia falta de repasses do SUAS pelo estado

Bahia

por Bruno Leite

Em live com Lorenzoni, Eures denuncia falta de repasses do SUAS pelo estado

Foto: Reprodução / YouTube

O presidente da União de Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), denunciou numa live realizada, na tarde desta quarta-feira (17), com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM), a falta de repasses de recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por parte do governo do estado. 

 

Executado em um modelo de cofinanciamento em que União, estados e municípios contribuem com recursos dos seus respectivos fundos de assistência social, o sistema depende de repasses de um ente público para o outro. De acordo com o gestor, o dinheiro enviado pelo governo federal – e que passa pela gestão estadual – não estaria chegando nos municípios baianos há pelo menos seis meses. 

 

“O último pedido que eu quero falar com o senhor, o cofinanciamento [do SUAS], ministro. Os estados não repassam o co-financiamento. Não sei como vocês colocaram mais dinheiro para os estados, que não estão repassando. Aqui na Bahia mesmo tem quase seis meses de atraso nos repasses. No ano anterior, no ano passado, só se pagou 70% dos meses”, apontou Eures.

 

Segundo ele, a maioria dos estados brasileiros não cumprem o repasse e dessa maneira a melhor forma de gestão seria que houvesse repasses diretos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para os cofres municipais.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia