Defensoria Pública pede a Prefeitura de Salvador para vacinar idosos em asilos

Bahia
Defensoria Pública pede a Prefeitura de Salvador para vacinar idosos em asilos

Foto: Agência Brasil

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) recomendou que a Prefeitura de Salvador vacine idosos que estão em asilos contra a gripe e contra outras doenças, conforme previsto no calendário nacional. O pedido foi direcionado para a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

Segundo a Defensoria, é preciso verificar se idosos e profissionais das instituições de longa permanência de idosos estão com todas as vacinas em dia, principalmente as relacionadas a doenças respiratórias infecciosas, levando em consideração o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.  Caso haja necessidade de atualização do cartão de vacinação, a sugestão é que a imunização ocorra na própria instituição para evitar o deslocamento de idosos.

Também é sugerido que sejam disponibilizados os equipamentos de proteção individual necessários à prevenção da proliferação da Covid-19, principalmente máscaras, lenços de papel, luvas e álcool em gel 70%. “O Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, assegurando-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental”, diz defensora pública Laise de Carvalho Leite, coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa da DP-BA, que assina o documento.

É destacado que o Estatuto do idoso assegura a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde. O Estatuto estabelece também que a prevenção e a manutenção da saúde do idoso “serão efetivadas por meio de atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) em Salvador foi iniciada em 23 de março. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Salvador tem 38 postos de referência espalhados pela cidade além de Drive Thru localizados na Arena Fonte Nova e no Centro de Convenções, onde os idosos com 60 anos de idade ou mais são imunizados sem sair do carro, das 8 às 13 horas.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia