Comite Científico do Nordeste sugere comissão dos estados para vacinação da Covid-19

Bahia
Comite Científico do Nordeste sugere comissão dos estados para vacinação da Covid-19

Foto: Divulgação / Consórcio Nordeste

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste divulgou um novo boletim com recomendações para impedir o avanço da segunda onda de Covid-19 pelos estados da região. No documento, os técnicos do grupo também se debruçam sobre a questão da compra e distribuição de vacinas contra a doença para a população. 

 

Uma das principais propostas do boletim é que os governadores negociem com fornecedores de imunizantes que tenham tido sua eficácia e segurança demonstradas em estudos clínicos de fase 3, e que tenham sido aprovadas para uso, quer pela Anvisa, quer por instituições reconhecidas internacionalmente como o FDA americano e o CDC europeu.

 

“Dada a situação sem precedente histórico, o Comitê Científico recomenda que vacinas aprovadas por estes organismos internacionais sejam consideradas para uso emergencial na região Nordeste, mesmo antes da aprovação formal da Anvisa”, diz trecho do documento.

 

O comitê também propõe que os governadores de estados nordestinos a criação de uma comissão nacional emergencial de vacinação, formada pelos maiores especialistas brasileiros da área, para atuar de forma independente e assessorar os 27 governadores brasileiros na definição de uma estratégia de imunização unificada no país.

 

“Esta comissão será fundamental para auxiliar os governadores do Nordeste e de todas as  outras regiões brasileiras nas suas negociações com o Ministério da Saúde e com os  fornecedores internacionais”, pontua o boletim. Os técnicos destacam que a estratégia é importante em um contexto de falta de coordenação do governo federal sobre como será feita a vacinação nacionalmente. 

 

FESTAS DE NATAL
Os técnicos alertam que as festas de natal e ano novo trazem “risco iminente” de que a pandemia fique “fora de controle” na região Nordeste. “Se não forem implementadas medidas restritivas durante as festividades natalinas,  o número de infectados e de óbitos pode voltar a crescer de forma exponencial e fora de controle na região NE.” 

 

COVID NA BAHIA
Segundo o boletim, nos últimos 30 dias, houve “bastante modificação” no cenário da pandemia descrito anteriormente pelo comitê. O que era uma fase de estabilidade no número diário de infectados e queda no número diário de óbitos se tornou “um nítido crescimento em ambos os  índices”. Os técnicos atribuem ao período eleitoral a culpa por este descontrole. 

 

“Esta alteração é bastante preocupante, indicando que a transmissão comunitária  foi aumentada e que, se mantida esta tendência, as consequências para a saúde da  população podem ser muito graves.”

 

Os técnicos descrevem um cenário que preocupa para as próximas semanas. “O comprometimento das instalações de atendimento  atinge níveis bastante altos, tendo já motivado a abertura de novos leitos específicos  para pacientes COVID-19 no sistema público e a suspensão de novas cirurgias eletivas  em geral. Levando em conta o ponto de vista do comportamento social, a situação fica  ainda mais grave pelas festas de fim de ano e pela chegada do verão, que naturalmente  aumentam a circulação de pessoas e as aglomerações. Esta caracterização é reforçada  pelo comportamento do número de reprodução efetivo. Nos últimos 30 dias, os valores  de R(t) se mantém ascendentes e sempre acima do valor 1.”

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia