Com sangue ‘verde’, André Fraga quer debater sustentabilidade na CMS

Bahia

por Matheus Caldas

Com sangue 'verde', André Fraga quer debater sustentabilidade na CMS

Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Ex-secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga (PV) pretende, a partir de 2021, intensificar na Câmara Municipal de Salvador o debate sobre a sustentabilidade. Atuando nos bastidores políticos há 20 anos, ele ocupará, pela primeira vez, um cargo eletivo, uma vez que foi eleito como vereador na capital baiano para a próxima legislatura.

 

Ele, no entanto, não tem apenas a sustentabilidade como bandeira. Ele definiu como eixo três pilares para além deste: inovação e empreendedorismo, e redução da distância entre o eleitor e o eleito. 

 

“Sou do PV, fui secretário de Sustentabilidade. Essa é uma pauta que carrego, mas quero mostrar que sustentabilidade vai além do meio ambiente. Outro ponto é a inovação e o empreendedorismo. É uma bandeira que venho trazendo para pensar políticas públicas para essas duas agendas. Mas como inovar no próprio mandato em si. A outra bandeira é a redução da distância entre o eleitor e o eleito, o representante”, conta, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Aos 37 anos, ele disse que vem se preparando desde a adolescência para assumir o cargo. “Eu comecei minha vida política no movimento estudantil. Fui presidente do DCE, do diretório acadêmico, da União dos Estudantes da Bahia. Fui de várias entidades. E, num certo momento, decidi me filiar ao PV. Comecei a militar na política partidária. Nunca fui candidato, mas fui gestor do próprio partido”, explica.

 

Da base do prefeito eleito Bruno Reis (DEM), Fraga diz que parte do projeto foi construído por ele. “Claro que tenho uma relação de proximidade. Ajudei em parte o projeto de governo de Bruno, porque fui secretário”, comenta.

 

Como ex-secretário da gestão do prefeito ACM Neto (DEM), ele diz que, hoje, Salvador é “referência global” em sustentabilidade. A resposta foi dada após ser questionado sobre críticas à prefeitura no que se refere a conservação do meio ambiente e derrubada de árvores em áreas da cidade.

 

“A única crítica que existe a gestão, que a oposição se apega, é o BRT. Se procurar, não vai achar muita coisa. Salvador é uma referência global de sustentabilidade. Há parques como o Jardim Botânico, o Parque dos Ventos, Pedra de Xangô, só para citar alguns que foram criados e reformados pela atual gestão. Tudo isso demonstra o quanto Salvador teve como compromisso nessa pauta que tem sido construída globalmente”, opina.

 

Em relação à equipe de trabalho, Fraga garante que “metade do gabinete vai ser formado por mulheres e pessoas negras”. “Não conheço um vereador que tenha tido essa postura”, assinala.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia