Bahia:Estudante colabora com aprendizado dos colegas dando aulas de reforço escolar no Nordeste de Amaralina

Bahia
A facilidade em absorver os conteúdos e o bom rendimento escolar levaram o jovem Jhonata de Souza, 17 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, localizado no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, a participar do projeto de monitoria na escola. O reforço ocorre no turno oposto ao das aulas e tem o objetivo de colaborar com o aprendizado de estudantes que tenham dificuldade com os conteúdos, dando a oportunidade de tirar dúvidas, revisar assuntos e resolver questões trabalhosas para responder.
O estudante começou a monitoria pelas aulas de Química, por ter maior facilidade com o assunto e, com o tempo, passou a ajudar os colegas em outras disciplinas também. “Comecei com minha turma dando reforço de Química, mas, com o passar do tempo, vi a necessidade de contribuir com outras disciplinas, como Português, Biologia, História, Geografia e até Matemática, e o resultado está sendo muito bom. O reforço está possibilitando que eles tenham notas melhores”, conta o jovem, que também passou a ajudar colegas de outras turmas.
Jhonata, que pensa em cursar Pedagogia, é amante da leitura e fã do escritor Paulo Coelho. Ele lê, pelo menos, dois livros por mês. “Gosto muito de ler. Em casa, eu tenho uma estante com vários livros. Agora estou lendo ‘O Demônio e a senhorita Prym’, de Paulo Coelho, um dos meus escritores favoritos. Como ainda estou no primeiro ano, eu não defini, ao certo, qual profissão seguir, mas Pedagogia é uma forte candidata e a monitoria está me confirmando cada dia esta escolha”.
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)
Reforço escolar
O projeto de monitoria foi implantado na escola como parte da pesquisa de mestrado em Ciências da Educação da professora de Química, Sandra Suely Oliveira. “Jhonata tem facilidade em absorver os conteúdos das disciplinas, se destaca em sala de aula e sempre está disposto a colaborar com os colegas. Por isso, pensei nele para desenvolver esse projeto aqui na escola. Ele faz um belo trabalho dando aula, fazendo revisão e tirando dúvidas de quem o procura”, comenta.
Um dos beneficiados com o projeto do reforço escolar, Alisson Vitor de Jesus, 17, fala sobre o impacto da atividade no seu aprendizado. “Depois do reforço, melhorei bastante minhas notas em Matemática. Na verdade, tive um aumento significativo nas notas de todas as disciplinas, mas Matemática era a mais complicada para mim”.
A vice-diretora do colégio, Cerise Pedreira, explica que, para a monitoria, foi disponibilizada uma sala de aula e que o reforço melhora o rendimento escolar. “O reforço acontece sempre nas semanas que antecedem os testes e as provas. Disponibilizamos uma sala de aula e eles se reúnem por cerca de três horas por dia. Foi uma ótima iniciativa essa de ajudar os colegas que têm dificuldade em alguns assuntos mais complexos. Isto também fortalece a empatia, a busca pelo conhecimento e aumenta o rendimento escolar”.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia