Bahia:Escolas mobilizam estudantes em ações pedagógicas de prevenção do suicídio

Bahia
Os estudantes estão participando de uma série de atividades pedagógicas nas escolas estaduais relacionadas ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. Nesta semana, as secretarias da Educação, por meio do programa Saúde do Professor, e da Saúde (Sesab) lançaram a campanha na rede estadual de ensino, com o objetivo de promover uma maior compreensão e conscientização sobre o problema. Durante todo o mês, serão realizadas palestras com especialistas, a exemplo de psicólogos e assistentes sociais, além da abordagem do tema por meio das linguagens artística e cultural.
Nesta quarta-feira (4), os estudantes do Colégio Estadual Abdias Menezes, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, participaram do projeto ‘Todos pela vida’. A iniciativa continua até sexta-feira (6), envolvendo rodas de conversas, dinâmicas de relaxamento e palestra com psicólogos. Um dos temas abordados, nesta quarta (4), foi o controle da ansiedade.
A estudante Kevelyn Gomes, 18 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, comentou sobre a participação no projeto. “É muito importante falar sobre o suicídio, pois, desta forma, podemos ajudar a quem está passando por problemas e combater o bullying, que também causa transtornos em muitos jovens. Eu estou muito feliz de participar. Precisamos saber que a vida não pode parar. Temos que superar as dificuldades de cabeça erguida”, destacou.
Já no Colégio Estadual Pedro Ribeiro, no bairro de São Caetano, em Salvador, houve um relato de experiência de uma jovem que falou sobre momentos de angústia e de como conseguiu superar. “Eu já atentei contra a minha vida, mas, no hospital, em que estive internada, fiz amizade com dois pacientes e conversamos muito. Depois dessa experiência, resolvi me fortalecer e buscar ajuda médica”, contou K.F., 16 anos.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
(Foto: Fernando Vivas/GOVBA)
Além das ações nas escolas, serão veiculadas palestras virtuais com diversos temas, todas às terças e quintas-feiras de setembro, sempre às 14h30 pelo link. Outra ação nas escolas é a divulgação do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps), da Sesab. O serviço, que integra o portfólio do Centro de Antiveneno da Bahia (Ciave), atua na prevenção de suicídios e na redução de reincidências da tentativa destes eventos.
A equipe do núcleo é formada por enfermeiros, psicólogas, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e estagiários de Psicologia, que atendem pacientes de todas as idades. O acesso ao serviço ocorre a partir de demanda espontânea ou por casos de tentativa de suicídio identificados em emergências. As atividades do núcleo foram iniciadas em 1991 e, atualmente, o núcleo é referência na Bahia e no Brasil. As ações do Neps incluem orientação aos pacientes e familiares e também a preparação de equipes de Saúde.
 
Setembro Amarelo 
No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia