Bahia:Aulão Enem 100% promove revisão de Redação, Sociologia, Química e Inglês

Bahia

A redação volta a ser foco no quarto dia do novo ciclo do Aulões Enem 100%, que está sendo realizado no auditório da Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de fortalecer as aprendizagens dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quinta-feira (18), as disciplinas Sociologia, Química e Inglês também foram temas das aulas, das quais participam, diariamente, 320 estudantes, totalizando 1.660 alunos nesta primeira etapa, iniciada na segunda (15), com término nesta sexta (19). A atividade, que reúne alunos de escolas estaduais de Salvador e Região Metropolitana, está sendo transmitida, ao vivo pelo Portal da Educação.

Além de revisar os assuntos mais importantes nas suas respectivas áreas do conhecimento e tirar as principais dúvidas dos estudantes, os professores deram dicas de como melhor se preparar para as provas do ENEM. Foi o caso do professor Renato Dórea, de Redação. “Se você tem leitura, o conhecimento contextualizado na cabeça, dentro dos aspectos econômicos, políticos, sociais e científicos, e sabe estruturar, planejar a redação, não tem como não dar certo. Cabe a nós, professores, mostrar o passo a passo para estruturar o texto”, orienta o educador, ressaltando que, além de acompanhar e interpretar os fatos que acontecem no mundo, no país e na sua região, os candidatos ao Enem devem treinar o texto baseando-se em modelos de argumentação de redações.

O professor de Sociologia César Mustafá, do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), também linkou a importância da leitura para a realização de uma boa prova da sua disciplina. “As provas de Sociologia são sempre sustentadas em temáticas atuais e, muitas vezes, a própria redação tem uma temática voltada à Sociologia. Então, digo sempre aos meus alunos: acompanhem as notícias, leiam muito e acessem a Plataforma Anísio Teixeira, que trazem vídeos com aulas do Emitec de todas as áreas do conhecimento”.

Os estudantes se mostravam entusiasmados com a oportunidade de participarem de uma aula diferente. Milena Santana, 19, do Colégio Estadual Aristides de Souza Oliveira, por exemplo, estava atenta às dicas de redação. “Considero que me desenvolvo bem nos textos, até porque gosto de ler, de ganhar informações. Mas estar aqui é um reforço importante porque, além do aprendizado técnico sobre a matéria, os professores dão dicas interessantes que a gente leva para a vida toda”.

Igualmente empolgado, Lourran Novaes, 18, do Colégio da Polícia Militar Luiz Tarquínio, falou de suas motivações para fazer o ENEM e de seu entusiasmo com os aulões, na Secretaria da Educação. “Como pretendo fazer Relações Internacionais, sei que preciso estudar muito. Nossos professores nos incentivam bastante e esta aula aqui nos traz elementos diferentes para reforçar os estudos. Acredito que farei uma boa redação, porque tenho baixado vários aplicativos de jornais e revistas, então busco estar sempre atualizado”, relatou o estudante.

Participaram, nesta quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino, 320 estudantes dos colégios estaduais Marileine da Silva (antigo Márcia Mércia), Helena Matheus, Aristides de Souza Oliveira, CPM Luiz Tarquínio, Anfrisia Santiago, Artur de Sales, José Augusto Tourinho Dantas e COM Dendezeiros

Programação 

A ação pedagógica abrangerá, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos. Os aulões prosseguem nos seguintes períodos: de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia