Bahia: Produção artística e literária de mulheres negras é destaque na Fligê

Bahia
As secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Cultura (Secult) vão realizar, em parceria com o coletivo Diálogos Insubmissos, dois eventos voltados para a produção literária e artística de mulheres negras, durante a quarta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), na Chapada Diamantina. A Oficina de Escrita Criativa e o Slam Insubmisso acontecem neste sábado (17).
A Oficina de Escola Criativa será na Casa Converso, às 8h, e tem como objetivo incentivar e explorar as formas de escrita poética a partir de textos produzidos por jovens negras. Ministrada pela slammer e poetisa Fabiana Lima e com carga horária de três horas, a oficina tem como público alvo estudantes da rede pública de Mucugê. Integrante do Grupo Resistência Poética, classificado em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Poesia Falada em 2016, Fabiana Lima venceu o Slam da Onça, na Bahia.
O Slam Insubmisso reunirá na Praça dos Garimpeiros, a partir das 20h30, diversas participantes, de diferentes regiões do país. Também comandado por Fabiana Lima, o Slam pretende incentivar a participação de jovens da cidade, interagindo com escritoras e participantes da Fligê por meio da competição de poesia. O Slam Insubmisso terá a participação do DJ Nai Kiese para mediação e animação e será encerrado com o Baile Insubmisso com músicas de artistas majoritariamente negros.
Campanha Respeita as Mina
Durante a Fligê, a SPM terá um stand para exibição de vídeos e distribuição de materiais da campanha Respeita as Mina de enfrentamento à violência contra as mulheres e a campanha de combate à masculinidade tóxica. Técnicos da Secretaria farão ações de sensibilização do público presente, além de ministrar uma palestra sobre masculinidade tóxica para trabalhadores rurais da região.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia