Bahia: Mostra itinerante do Museu Geológico atrai 5 mil visitantes em Sapeaçu

Bahia
Para quem mora no interior do estado nem sempre é possível ir até um museu na capital. Por isso, um acervo com 400 peças do Museu Geológico da Bahia, entre rochas espaciais, fósseis, réplicas e amostras de minérios, foi levado para Sapeaçu, no Recôncavo Baiano. Durante três dias, o programa Exposição Itinerante recebeu a visita de 20 escolas e cerca de 5 mil pessoas do município e de cidades vizinhas.
“Foi um momento histórico, não somente para os alunos, mas para toda a comunidade. Muitos dos estudantes que vieram não têm oportunidade de ir à capital visitar um museu. Recebemos caravanas de Conceição do Almeida, São Felipe, Muniz Ferreira, Nazaré, Cachoeira, Santo Antonio de Jesus e Castro Alves. Jovens, adultos e idosos ficaram encantados em ver pedras preciosas e minerais”, explicou Silvia Coaxi, diretora do Cetep do Recôncavo, que abrigou a exposição.
Thifany Vitória Pereira, 17 anos, moradora do município de Castro Alves, disse que a presença do Museu Geológico itinerante foi um presente. “Aprendi muito coisa na mostra e fiquei feliz em ver que mesmo sendo um município pequeno, os professores tiveram a preocupação de fazer o conhecimento chegar até nós”.
Já Diego Cerqueira, 15, era um dos mais animados. Vindo da zona rural e estudante do colégio Nativo do Sacramento, ele visitava um museu pela primeira vez. “Achei muito interessante. Os vídeos que passaram na sala de cinema foram massa. As pedras são lindas. A pessoa que mostrou tudo para a gente foi bem detalhista”, afirmou.
Para Elisandra Reis, geógrafa do Museu Geológico, “é muito gratificante chegar a um município e acolher tantas pessoas com sede em aprender. Para nós do museu é uma satisfação enorme levar conhecimento e divulgar as riquezas da Bahia”. O Museu Geológico é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia