Bahia criou mais de 3,1 mil postos de trabalho no mês de julho, avalia SEI

Bahia
Bahia criou mais de 3,1 mil postos de trabalho no mês de julho, avalia SEI

Foto: Reprodução/Simply Pag

A sistematização de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged ) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) constatou a criação de 3.182 novos postos de trabalho com carteira assinada em julho de 2020 na Bahia. De acordo com a SEI, o resultado decorre da diferença entre 34.820 admissões e 31.638 desligamentos. A autarquia é vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

 

O resultado ficou acima do verificado em julho de 2019, quando 2.275 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. O resultado também é superior ao registrado no mês anterior, quando 2.533 postos celetistas foram encerrados, avalia.

Segundo o compilado, sete setores geraram postos: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.692 postos), Indústria geral (+1.359 postos), Construção (+787 postos), Administração pública (+521 postos), Informação, comunicação e outras atividades (+21 postos), Outros serviços (+5 postos) e Serviços domésticos (+1 posto). Por outro lado, contabilizaram saldos negativos no mês de julho de 2020: Alojamento e alimentação (-971 postos), Comércio (-181 postos) e Transporte, armazenagem e correio (-52 postos)

A análise contatou ainda que, distribuídos nos estados, os novos postos representam ganho de emprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior. De forma mais precisa, na RMS foram criados 392 postos de trabalho no sétimo mês do ano, enquanto no interior foram geradas 2.790.

“Este é um resultado importante, que marca o crescimento da geração de postos de trabalho na Bahia em comparação ao mês passado e também a julho de 2019, lembrando que estamos em um contexto sanitário mundial atípico, da pandemia do Covid-19. Vale lembrar que lideramos no Nordeste e ocupamos a quinta posição no país, quanto à geração de empregos formais em 2019”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia